Travessia PAU DA FOME x CAMORIM (via PEDRA DO QUILOMBO)

O FOME DE TRILHA realizou em 31/10/2016 a Travessia PAU DA FOME x CAMORIM (via PEDRA DO QUILOMBO), com Henrique Mendes. O grupo composto inicialmente por 11 integrantes, iniciou a partir da entrada do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), setor Pau da Fome, no final da Estrada do Pau da Fome em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, passando pela Pedra do Quilombo, Alto das Laranjeiras, Jardim das Bromélias, Açude Camorim e Cachoeira do Açude, com 11,03 km de percurso, realizados em aproximadamente 7h20. No decorrer do percurso, dos 11 integrantes, 5 abortaram a travessia (um após a Pedra do Quilombo e os demais após o Açude do Camorim), finalizando a travessia com 6 integrantes.

No trecho inicial até a Pedra do Quilombo, toda sinalização direcional encontra-se propositadamente apagada (este problema também foi citado em um evento anterior do FOME DE TRILHA em um trecho da "Travessia Pau da Fome x Colônia" realizada em 17/10/2016). Nos 2,5 kms até a última bifurcação para acesso a Pedra do Quilombo, a trilha seguia em leve aclive, com alguns zigue-zagues, algumas áreas descampadas, bananais e alguns mirantes onde era possível observar parcialmente a Baixada de Jacarepaguá e seus bairros. Após esta bifurcação, a trilha torna-se mais íngreme, sendo necessária a ajuda das mãos, e após transpôr este trecho, o grupo teve de atravessar uma passagem horizontal, onde haviam alguns cabos de aço presos na rocha, para evitar a passagem em terreno frágil, e em seguida, após o grupo subir em um pequeno trecho de escalaminhada, chegaram a Pedra do Quilombo.

Situada a 735 m de altitude, a Pedra do Quilombo possui um visual panorâmico de toda a Zona Oeste da cidade, onde é possível apreciar grande parte do próprio Maciço da Pedra Branca com destaque para os picos mais próximos, como o da Pedra Branca e o Morro da Bandeira. Pode-se, ainda, admirar as montanhas da Floresta da Tijuca, além de toda a Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Campo dos Afonsos, além também de poder ver mais ao fundo do horizonte, parte da Baía de Guanabara e a silhueta da cadeia de montanhas que compõe a Serra dos Órgãos. O tempo aberto com poucas nuvens favoreceu bastante o grupo de poderem apreciar esse belíssimo visual.

Após uma hora de descanso, interação e fotos, o grupo partiu da Pedra do Quilombo, descendo pelo mesmo caminho de escalaminhada e pelos cabos de aço até o retorno para a bifurcação citada anteriormente, sendo que, desta vez, o grupo se direcionou para sentido oeste da trilha, em direção ao Camorim. A partir daí, a trilha começa em leve descida para depois uma contínua subida, até a chegada ao Alto das Laranjeiras (618m) que marca a divisa dos dois setores do PEPB (Pau da Fome/Camorim), e após este local, a trilha seguia em declive, no sentido sul, com alguns zigue-zagues e difícil orientação por conta da vegetação fechada que cobria parcialmente o caminho.

Após longa descida, o grupo chega ao Jardim das Bromélias, que encontra-se na mesma cota de altitude do Açude do Camorim. Quase chegando ao açude, após passar pelo Jardim das Bromélias, o grupo cruzou um riacho e, após esse ponto, a vegetação foi aos poucos mudando, passando de altas e frondosas árvores para vegetação típica de áreas alagadas de pequeno porte. Em pouco tempo, o grupo atingiu a ponta norte do açude, contornando-a até a chegada ao mirante na ponta sul, um descampado onde é possível observar toda a extensão do açude, sendo que neste curto caminho, já era possível observar parcialmente o açude ao lado esquerdo.

Localizada entre as Serras do Quilombo, do Nogueira e do Sacarrão, o Açude do Camorim possui uma área de 210 mil m³ e profundidade de 18 m, 436 m acima do nível do mar, tem cerca de um quarto do tamanho da Lagoa Rodrigo de Freitas. Um dos mais belos recantos da cidade, este açude não é natural: foi planejado pelo engenheiro Sampaio Corrêa e construído por outro engenheiro, Henrique de Novaes, em 1908, para abastecimento de água na região, e até os dias atuais, o açude ainda abastece uma parte da região e se transformou num dos recantos mais bonitos e bucólicos de todo o PEPB. Próximo às margens, há uma pedra que vira uma pequena ilha quando as águas estão baixas, um ótimo local para apreciar toda a beleza à volta. Nesse mesmo trecho existem outras ruínas históricas, muros de pedra e escombros da represa original, além de uma torre caída.

Ali o grupo permaneceu durante duas horas para apreciar este belíssimo local. Após longo tempo de descanso, o grupo continuou a caminhada, e após 20 minutos, chegaram a Cachoeira do Açude, permanecendo todos ali durante 20 minutos. Após este tempo, o grupo continuou a caminhada até o seu percurso final, que seria na portaria do Setor Camorim do PEPB, completando seu percurso por volta das 17:00, mas antes da portaria, o grupo resolveu dar uma "esticada" para conhecer o Circuito das Águas localizado dentro do Setor Camorim do PEPB, onde lá permaneceram por mais 30 minutos, até finalmente encerrarem a travessia na saída do parque as 17:40, finalizando assim mais um evento do FOME DE TRILHA!

Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)