Trilha para PEDRA NEGRA


O FOME DE TRILHA realizou no dia 28/11/2016 a Trilha para PEDRA NEGRA, com Henrique Mendes e mais 5 amigos. O grupo iniciou a caminhada a partir da Estrada do Caçambê, no Camorim, Rio de Janeiro (RJ), subindo a "pedra menor" da Pedra Negra e retornando pelo mesmo caminho até a finalização. O percurso (ida/volta) de 2,05 km foi feito em 2h34. 


A trilha seguia bem marcada, em leve aclive sobre a mata, acompanhando em paralelo o leito do Rio Caçambé, onde era possível observar algumas entradas à esquerda para acessar o rio. Em seguida, o caminho em aclive se afastava ligeiramente do rio, cruzando alguns matacões, e mais a frente, a trilha tornava-se ligeiramente mais íngreme, atravessando um bananal, tornando a orientação confusa. Mais alguns metros a frente, o grupo chegou a uma trifurcação em um "ponto de sela", onde seguiram para direita (seguindo reto, a trilha desce uma encosta que sai em direção ao Projac/Central Globo de produções e seguindo a esquerda, sai em direção a Serra do Nogueira e o Pico do Itaiaci).








A partir dali, a trilha seguia em um aceiro de 100 m de distância até chegar a uma pequena gruta localizada bem na base da pedra do primeiro cume. O grupo deu uma parada rápida nessa gruta para algumas fotos, e em seguida, prosseguiram, contornando a base desta pedra pela direita, em uma caminhada curta, até atingir o primeiro cume, que é a "pedra menor" da Pedra Negra

Antes de chegar ali, havia um outro caminho que seguia em direção ao cume da "pedra maior" que é o verdadeiro cume da Pedra Negra, entretanto, o grupo decidiu ficar por ali mesmo, admirando a belíssima paisagem que se descortinava aos seus olhos, com uma vista panorâmica dos bairros de Curicica e Taquara, e a Barra da Tijuca com o maciço do PNT ao fundo (e a Pedra da Gávea visível no extremo leste), além de diversas elevações do parque, como Pedra Rosilha, Pedra do Camorim, Pico do Itaiaci, Serra do Nogueira, com destaque para o Morro Dois Irmãos (de Jacarepaguá). Logo abaixo, era possível ter uma visão bem próxima das instalações do PROJAC com suas curiosas cidades cenográficas, onde são filmadas boa parte das novela e seriados a TV Globo.















Mesmo debaixo de sol forte e muito calor, o grupo permaneceu ali durante 50 minutos para fotos e interação, e após este tempo, seguiram de volta pela mesma trilha de subida, retornado a Estrada do Caçambê por volta das 12h30. Foi uma manhã proveitosa para o grupo e mais um pico entre muitos já conquistados pelo grupo FOME DE TRILHA!





Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Henrique Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA DO PONTO