TRILHA TRANSCARIOCA: Trecho 02 - Grumari x Grota Funda
O grupo deu início a caminhada a partir de Barra de Guaratiba por volta das 09:20, seguiram pelo caminho da "Trilha das Jaqueiras" que é um caminho mais curto para o caminhante alcançar a Praia Funda (uma das praias que compõe o conjunto das Praias Selvagens de Grumari), entretanto, após percorrerem 1,8 km de trilha, o grupo entrou numa bifurcação, onde o caminho começa sinalizado pela Trilha Transcarioca do Trecho 01 (Barra de Guaratiba x Grumari) que os levariam para o início do Trecho 02 em Grumari.
Observações: O grupo FOME DE TRILHA realizou parcialmente em 1º de maio, o percurso do Trecho 01 (Barra de Guaratiba x Grumari) até a Praia Funda, percorrendo também a "alça" que dá acesso a Pedra da Lua e Praia do Inferno (Clique AQUI para ler o relato deste evento). O grupo seguiu pela Trilha Transcarioca até a Pedra do Telégrafo, depois seguiram pelo caminho das Jaqueiras até a esta bifurcação, onde a partir daí, desceram em direção a Praia Funda, pois a "saída" de Grumari se tornaria um caminho muito mais longo, tendo que seguir pelo asfalto (Av. Estado da Guanabara) ou por trilha até Piabas, e mediante a isso, o grupo que estava presente no dia seguiu em frente retornando completando então, o "Circuito das Praias Selvagens". Já para o Trecho 02, o grupo "retornou" ao mesmo ponto onde teriam que - na primeira vez - seguido a Trilha Transcarioca até Grumari, e assim foi feito, completando assim, o percurso do Trecho 01 que faltou no dia 01/05.
Após duas horas de caminhada, o grupo chegou em Grumari, parando em uma das barracas que ficam ao longo da extensa faixa de areia que forma a Praia de Grumari. A PRAIA DE GRUMARI está localizada em meio a uma reserva ambiental (Parque Natural Municipal de Grumari) é composta por extensa faixa de areia dourada e limpas, e suas águas geralmente de cor azul cristalina e ondas fortes, são bem propícia para praticas de surf, bodyboard, esportes aquáticos em geral. Em toda sua extensão, a orla é cercada por vegetação de restinga e casuarinas, e no trecho final da praia é possível encontrar uma infra-estrutura que atende seus frequentadores que procuram um local tranquilo para relaxar e curtir.
As 12:20, o grupo resolve partir de Grumari, rumo a Grota Funda, começando a partir daí, o percurso do Trecho 02 da Trilha Transcarioca. Nos primeiros 1,5 km deste percurso, o trecho é percorrido em estrada de terra, tendo em volta os vastos campos de restinga, típica da região, com alguma árvores e sítios. Após esse trecho, a trilha inicia-se em aclive pelo antigo caminho colonial até a chegada ao "ponto de cela" localizada na bifurcação com um portão de ferro, que dá acesso a trilha para Garganta de Itapuca. O grupo continuou seguindo em frente, caminhando por mais alguns metros em leve declive, até a chegada a bifurcação para Piabas.
A partir deste ponto até o final deste trecho, a trilha segue em declive por onde o grupo caminhou aliviados durante duas horas, tendo destaque em alguns trechos algumas aberturas na densa mata que possibilitava ter uma linda vista de onde era possível observar panoramicamente, o Recreio dos Bandeirantes e alguns morros. Há muitas bananeiras durante o percurso, que se intercalavam com vegetação nativa e exuberante de mata atlântica que se mantém preservada.
E finalmente as 16:40 o grupo finaliza o Trecho 02 da Trilha Transcarioca, na saída da trilha na Avenida das Américas, no alto da Serra da Grota Funda, onde a partir dali do outro lado da via asfaltada, a Trilha Transcarioca segue no Trecho 03 (Grota Funda x Cabungui), trecho do qual o grupo FOME DE TRILHA irá percorrer no dia 03 de junho (Clique AQUI para ser direcionado a página do evento). Seguindo pelo asfalto, todo caminhante tem opções de saída em direção a Ilha de Guaratiba (à esquerda) e Recreio dos Bandeirantes (à direita), então o grupo seguiu à direita, caminhando pelo asfalto durante 3 km até a Estação BRT Pontal, finalizando assim, mais um evento do grupo FOME DE TRILHA e o Trecho 02 da Trilha Transcarioca concluída com sucesso!
Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes
Comentários
Postar um comentário