Trilha para PEDRA DA TARTARUGA + PRAIA DO PERIGOSO


O FOME DE TRILHA realizou em 12/11/2016 a Trilha para PEDRA DA TARTARUGA + PRAIA DO PERIGOSO, com Ivana Ramalho. O grupo composto por 26 pessoas se reuniram em frente a Praia de Barra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ). Apesar do tempo nublado e a ameaça de chuva, todo o grupo estava animado e disposto a seguir em frente, e assim foram, quando partiram do local de encontro, por volta das 09:20, em direção a trilha que os levariam ao seu primeiro destino: A Pedra da Tartaruga.


O caminho para se chegar lá é o mesmo que destina-se a Praia do Perigoso, passando pelas escadarias, a partir da Rua Parlon Siqueira, onde a partir dali, o caminho se transforma em caminho de calçamento precário que aos poucos vai se estreitando até transformar-se em trilha.

A trilha é bem marcada, sinalizada com os símbolos da Trilha Transcarioca, e segue contornando de oeste para o leste, recortado o litoral de Barra de Guaratiba, tendo o imenso mar ao lado direito da trilha e sob vegetação secundária de médio porte, que no decorrer do caminho se espaçava, propiciando a todo o grupo, a visão parcial da Pedra da Tartaruga, no ângulo que lembra o animal, onde também era possível observar no mar longínquo, a Ilha Rasa e seu antigo farol.

Após 1,5 km de trilha percorrida, o grupo passa pela sua última bifurcação, onde seguiram em frente, onde a trilha transforma-se em uma descida íngreme e erodida, até a chegada aos pés da Pedra da Tartaruga. A partir dali, o grupo seguiu a direita e após, pegaram caminho a esquerda para iniciar a subida a Pedra da Tartaruga, em uma trilha inclinada e também muito erodida. E após tranpôr esse pequeno trecho de trilha, o grupo finalmente chega ao topo da Pedra da Tartaruga.


A Pedra da Tartaruga proporciona aos seus visitantes, uma vista panorâmica para as Praias Selvagens e para a Serra Geral de Guaratiba, porém seu principal atrativo é a prática de rapel negativo em suas vias de escaladas localizadas bem na "cabeça" da Tartaruga, atraindo quase diariamente, milhares de pessoas que vão ao local curtir esse esporte radical.




Após algum tempo de contemplação e interação, o grupo desceu da Pedra da Tartaruga, retornando pela mesma trilha até aos pés da Pedra, mas antes, resolveram também dar uma passada rápida a Gruta dos Morcegos, e logo após, seguiram em direção a Praia do Perigoso. Com 150 m de extensão de areias finas e brancas, a Praia do Perigoso é formada por uma enseada de águas agitadas e transparentes e íngremes costões de pedra, que devido ao acesso mais fácil é a praia mais frequentada de todas as praias selvagens da região. E foi ali que o grupo se estacionou para descanso e banho, e também para o piquenique, montado e organizado pelos mesmos.



Por volta das 13h, o grupo resolveu "levantar o acampamento" e seguiram pela mesma trilha que os levariam de volta ao ponto de partida, em Barra de Guaratiba, concluindo assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!


Texto: Ivana Ramalho (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Ivana Ramalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

TRAVESSIA DOS AQUEDUTOS (REALENGO x CATONHO: via PEDRA DO OSSO, JESUS VEM e PEDRA RACHADA)

Circuito da CAIXA D'AGUA