Trilha para MIRANTE DO IMPERADOR


No dia 25/03/2017, o grupo FOME DE TRILHA em parceria com o grupo SUPERAÇÃO Trilhas & Travessias, levaram 21 amigos para conhecer um dos locais pouco conhecidos mas de belíssima natureza bucólica e um mirante espetacular, o MIRANTE DO IMPERADOR. O grupo se reuniu em um micro-ônibus fretado, do qual partiu do Centro do Rio de Janeiro (RJ) por volta das 8h15, chegando ao seu destino, por volta das 10h00.



Localizado em Itaguaí (RJ), especificamente na Serra da Calçada (bairro Santa Sofia), o Mirante do Imperador leva este nome, em homenagem ao Imperador Dom Pedro I, que percorreu um longo caminho, desde a Fazenda Santa Cruz - localizada no bairro de mesmo nome - até São Paulo, onde posteriormente foi palco do maior acontecimento histórico deste país: o grito do Ipiranga e a proclamação da independência do Brasil, e atualmente, parte deste caminho - composto por "pés-de-moleques", colocados ali pelos escravos da época e ainda preservados no local - dão acesso ao mirante. Há também registros de que por ali passou o naturalista francês Auguste de Saint’Hilaire, no início do século XIX.


Com seus 4,3 km de extensão, a trilha é quase toda percorrida em mata fechada, com variedade de árvores e plantas, mostrando uma natureza bucólica e quase intocável, poucos trechos de terreno descampado (que nestes trechos, apesar da exposição do sol, já era possível ter uma vista privilegiada de toda a região rural de Itaguaí e algumas serras em horizonte longínquo). No decorrer do caminho, o grupo se deparou com duas pequenas cascatas d'águas, uma antiga casa fechada e duas abandonadas e em ruínas. Também no decorrer da trilha, é possível observar extensos bananais carregados, cultivados pelos sitiantes locais e no trecho final da trilha, o grupo se deparou com teias no meio da trilha, com algumas aranhas de espécie desconhecida, mas que não ofereceu riscos a nenhum membro do grupo. No final da trilha, foi preciso o grupo subir uma escada presa a uma rocha, que dá acesso ao Mirante do Imperador. Eram em torno de 12h00 quando o grupo atingiu o cume.


Com seus 613 m de altitude, o Mirante do Imperador é formado por um conjunto rochoso, de onde se tem uma vista privilegiada de toda a zona rural de Itaguaí e partes de Seropédica. Também era possível observar uma longa extensão da Rodovia Arco Metropolitano (RJ-493), a rodovia Governador Mario Covas (BR-101), a baía de Sepetiba com porto de Sepetiba, quase toda a extensão da Restinga da Marambaia, o vale do Mazomba, mais ao longe, a Serra do Mendanha e mais distante, o Maciço da Pedra Branca (que estava encoberto por denso nevoeiro). O grupo permaneceu ali durante uma hora para descanso, alimentação, fotos e interação, e as 13h00, desceram do mirante, retornando então pela mesma trilha de subida, encerrando no mesmo ponto de partida por volta das 14h45.



Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Henrique Mendes


Link dos grupos que realizaram este evento:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO