Trilha para PEDRA DO ELEFANTE
O FOME DE TRILHA realizou em 16/10/2016 a Trilha para PEDRA DO ELEFANTE, com Elias Santos e mais um integrante. Ambos iniciaram a caminhada no ponto mais alto da estrada da serrinha (Estrada Gilberto Carvalho) em Itacoatiara, Niterói (RJ). A trilha inicia com uma subida moderada e após alguns metros, segue com leves subidas e descidas durante aproximadamente 1,5 km até a carrasqueira. Neste trecho de trilha, a dupla encontrou-a bem marcada com pouca exposição ao sol e vegetação típica de Mata Atlântica.
Ao meio do percurso, a dupla passou por um outro mirante que tem vista privilegiada para o Costão de Itacoatiara. No trecho da "carrasqueira" os dois utilizaram de toda atenção e cuidado para transpôr esse trecho, já que o mesmo exigia o uso de pés e mãos (escalaminhada) e certa técnica de escalada fácil. O uso de cordas, embora não seja item obrigatório é as vezes necessário para os caminhantes não experientes, entretando os dois subiram sem cordas.
Após o trecho da carrasqueira, a trilha segue em estilo de "escalaminhada" por onde foi preciso passar por trepa-pedra e raízes e assim se seguiu até chegar a "nuca do Elefante". Deste local, abre-se uma vista para a Praia de Itacoatiara, o Morro das Andorinhas, a Lagoa de Itaipu, parte da Região Oceânica de Niterói, ressaltando-se a linha de montanhas da cidade do Rio de Janeiro, praticamente debruçada sobre o mar.
Após este trecho, a dupla seguiu por um caminho cumeado, passando por alguns arbustos até chegar o destino final que era a "cabeça do Elefante" (cume da Pedra do Elefante). A PEDRA DO ELEFANTE está localizada entre as Praias de Itacoatiara (situada no município de Niterói) e de Itaipuaçú (no município de Maricá). Com seus 412m de altitude, é o ponto culminante do parque e também da cidade de Niterói. Do alto da pedra, é possível ter uma vista privilegiada para a enorme Praia de Itaipuaçu, que desaparece no horizonte de tão extensa, além das Lagoas de Maricá, da Barra e de Guarapina. Em dias claros e de boa visibilidade, é possível avistar a cumeeira serrilhada da Ilha de Cabo Frio, localizada na zona de inflexão da costa sudeste; bem à frente, as Ilhas Maricás, as únicas ilhas no extenso e perigoso litoral desde Maricá até a cidade de Arraial do Cabo. Ao norte, toda a Serra da Tiririca, e a Serra dos Órgãos, na linha do horizonte.
Após longo tempo de descanso e apreciação da paisagem belíssima do local, a dupla retornou pelo mesmo caminho de subida, e após o término da trilha, ambos seguiram em direção a Praia de Itacoatiara para aproveitar o belo dia de sol forte e o tempo favorável para um banho de mar.
Texto: Ricardo D. Santos
Fotos: Elias Santos
Comentários
Postar um comentário