Trilha para MORRO DA URCA
O FOME DE TRILHA realizou em 15/10/2016 a Trilha para o MORRO DA URCA com Ivana Ramalho. O passeio contou com participação de 39 pessoas, tendo seu ponto de encontro e partida na Praça General Tibúrcio, próximo a praia Vermelha com destino ao cume do Morro da Urca, no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Após as apresentações e interações de praxe, todo o grupo seguiu por caminho asfaltado (Pista Claudio Coutinho), margeando a parte costeira até o início da trilha. Ao chegar na entrada da trilha, o grupo teve que encarar uma grande fila para passagem pelo detector de metais instalado recentemente pela administração do Morro da Urca, para controle e segurança de um dos locais públicos mais visitados e famosos da cidade (e do mundo).
Participantes do evento
A trilha em seu estado geral é de curto percurso, bem manejada e sinalizada pela TRILHA TRANSCARIOCA, porém razoavelmente erodida por conta do constante fluxo de visitantes que passam pelo local. É possível encontrar Micos ao longo do percurso e pouca exposição ao sol em decorrência de muita vegetação em toda sua extensão. Após percorrer 1h40 (boa parte do tempo perdida na fila do detector de metais), o grupo finalmente chega ao cume do Morro da Urca.
Com aproximadamente 220 metros, o MORRO DA URCA permite uma vista privilegiada da Enseada de Botafogo, praia da Urca, Aterro do Flamengo, Centro da Cidade e da Ponte Rio-Niterói, além também de se localizar bem em frente ao Pão de Açucar e ao Morro Cara de Cão. O local adquiriu importância estratégica por se localizar em um dos extremos da entrada da Baía de Guanabara. Lá foi erguida a Fortaleza de São João, que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Cruz (em Niterói), foi responsável por impedir invasões marítimas de corsários franceses e holandeses ao Rio nos idos do século XVII e viveu também sua importância histórica na fundação da cidade do Rio de Janeiro, na época, uma pequena vila chamada "São Sebastião do Rio de Janeiro" fundada por Estácio de Sá, e o nome "Urca" foi dado em referência ao formato do morro lembrar a proa de uma embarcação holandesa da época.
O acesso ao Morro da Urca pode ser realizado tanto via trilha (como foi realizado pelo grupo) como também pelo bondinho a partir da Praia Vermelha e dali, é possível pegar outro bondinho que leva ao morro Pão de Açucar ou descer para a Praia Vermelha. Aos visitantes que curtem a ida com mais aventura, o Morro também possui cerca de 50 vias de escaladas. Além disso, o Morro da Urca teve grande importância na história da música brasileira. Grandes festivais foram realizados, nos anos 80, em um espaço cultural que funcionava em seu cume, e até nos dias atuais, durante o verão, ocorrem eventos e shows de grandes artistas.
Após certo tempo, o grupo se separou. Um grupo desceu pelo bondinho em direção a Praia Vermelha, outro seguiu em direção ao Pão de Açucar e o restante desceu por trilha. Dos que desceram, uns seguiram para a Praia Vermelha e os demais se reuniram para um maravilhoso e confraternizante piquenique, fortalecendo ainda mais o espírito de união e amizade do grupo FOME DE TRILHA!
Galera reunida no cume do Morro da Urca
Galera reunida no cume do Morro da Urca
Texto: Ricardo D. Santos
Fotos: Ivana Ramalho
Comentários
Postar um comentário