Travessia VILA DO ABRAAO x PRAIA DE LOPES MENDES (bate/volta)


O FOME DE TRILHA realizou em 20/11/2016 a Travessia VILA DO ABRAÃO x PRAIA DE LOPES MENDES (bate/volta), em Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ), com Verinha Cario. Este evento estava programado para ocorrer no dia 06 de Novembro, porém, devido as fortes chuvas ocorridas na semana do evento até um dia antes, foi proposto de comum acordo entre os participantes, que o evento fosse adiado, e após alguns dias, decidiram que seria realizada em duas datas, para melhor ajuste de disponibilidade de todo o grupo: 20/11/2016 e 08/01/2017, onde metade do grupo iria em uma data e outra metade em outra data. Lembrando também que este evento é o segundo já realizado pelo FOME DE TRILHA fora da região metropolitana do RJ (o primeiro foi a Travessia PETRÓPOLIS x TERESÓPOLIS realizada em 21/10/2016).

Registro da travessia via GPS no Wikiloc:

Chegado o dia 20/11, o grupo composto por 18 integrantes foram conduzidos por uma van fretada até o cais localizado no interior do Condomínio Porto Real Resort, em Conceição de Jacareí, Mangaratiba (RJ), e a partir dali, todo o grupo embarcou em um Fast-boot que os levariam para Vila do Abraão, localizada na Ilha Grande. O Fast-boot atracou no cais em Vila do Abraão com o grupo por volta das 09h20.

Vista de Conceição de Jacareí, Mangaratiba (RJ)

Grupo embarcado no Fast-boot

Saída de Conceição de Jacareí, com destino a Ilha Grande

Chegada a Ilha Grande

Grupo reunido no cais da Ilha Grande

A Vila do Abraão é a maior das comunidades de toda a Ilha Grande e principal porta de entrada do turismo, considerando-se a "capital econômica" da Ilha Grande, onde se concentram o centro comercial, pontos de embarque e desembarque de várias embarcações que realizam passeios e também a ligação da ilha com o continente (seja por Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis), além também de concentrar diversos restaurantes, bares e milhares de hoteis, pousadas e áreas de campings para abrigar os milhares de visitantes (brasileiros e estrangeiros) que chegam todo ano a Ilha, agências de viagens de escunas e de mergulhos, as sedes da sub-prefeitura (de Angra dos Reis) e órgãos ligados ao Meio Ambiente (ex: Parque Estadual da Ilha Grande - PEIG e outros).



A partir dali, todo o grupo se reuniu, para as informações de praxe passadas pela Verinha em relação ao trajeto, tempo de percurso e os cuidados necessários, etc. E após as idas ao banheiro e as fotos do grupo reunido, partiram todos em direção a Praia de Lopes Mendes. O início do caminho é em rua de terra onde foi possível observar o constante vai-e-vem de turistas e moradores de Vila do Abraão. Este caminho segue até o final da praia do Abraão onde mais a frente, tem início as trilhas. 



Toda a Ilha Grande é cortada por 16 trilhas oficiais, de diferentes níveis de dificuldades e de extensões variadas com duração que pode levar de uma hora até um dia inteiro com possibilidades de pernoites, a depender da trilha e do caminho a ser percorrido. Para chegar a Lopes Mendes, é preciso pegar a Trilha T10 que liga Vila do Abraão até Enseada de Palmas, passando pelas Praias de Palmas e do Pouso, até uma bifurcação onde a trilha se divide em dois caminhos: Trilha T11 que destina-se a Lopes Mendes e Santo Antônio e T12 que destina-se ao Farol dos Castelhanos (extremo leste da Ilha), passando pelo restante das praias que compõe a Enseada de Palmas. Todas as trilhas percorridas pelo grupo (T10 e T11) é em mata fechada com pouca exposição ao sol.




Do início da trilha até a Praia de Palmas foram quase 3 km em uma trilha bem manejada (devido ao constante movimento de pessoas, que utilizam esta trilha para chegar a Palmas ou Lopes Mendes) mas com sinalização razoável, tendo metade do caminho em leve aclive que chega a uns 210m e depois, em declive acentuado até a chegada nas areias da praia de Palmas. 

Repleta de coqueiros e barzinhos, a Praia das Palmas (ou Praia Grande de Palmas) é passagem obrigatória para quem parte da vila em direção à praia de Lopes Mendes. Ali concentra também uma pequena vila de pescadores. Possui uma faixa extensa de areia amarela com tonalidade de água que varia de azul para o verde, calma, limpa e perfeita para banho. Ao longo da praia, há restaurantes, bares e também 'stands' que oferecem transporte de barco para Vila do Abraão. O grupo teve uma parada rápida de 10 minutos para descanso, onde durante essa parada, 11 integrantes combinaram e acertaram de retornar de barco a partir da Praia do Pouso (próxima praia após Palmas) em direção a Vila do Abraão, na volta da praia de Lopes Mendes. 

Praia de Palmas
Praia de Palmas
Praia de Palmas

Velho casebre as margens da Praia de Palmas

Praia de Palmas
Praia de Palmas

Após a breve parada, o grupo continuou a caminhar pela praia, até o final, onde a trilha continua, em direção a praia do Pouso. No trecho PALMAS x POUSO, a trilha com poucos aclives e declives, bem manejada e sinalização razoável. O trajeto margeia todo o litoral da Enseada de Palmas, e em alguns trechos onde a mata se abria, era possível observar o belíssimo mar azul esverdeado que trazia mais encanto ao local. E após 1,5 km de caminhada, o grupo chega a Praia do Pouso.

Grupo a caminho para a Praia do Pouso

Assim como a Praia de Palmas, a Praia do Pouso também é caminho de passagem para a Praia de Lopes Mendes (Trilha T11) e para o restante das praias que compõe a Enseada de Palmas e ao Farol dos Castelhanos (Trilha T12). Logo no início, há uma ponte que passa por cima de um rio de águas límpidas que deságua na praia. Suas águas de cor azul esverdeada são calmas, limpas e perfeitas para banho. Neste local, o grupo permaneceu durante 15 minutos, onde alguns aproveitaram para se banhar no mar, se alimentar ou tirar diversas e belíssimas fotos de um local onde a combinação do mar e da mata atlântica, fazem do local, um conjunto perfeito e paradisíaco das belezas deste mundo. 

Pequeno rio que deságua na Praia do Pouso

Praia do Pouso

Praia do Pouso

Praia do Pouso

Praia do Pouso

Após o descanso, o grupo seguiu adiante, percorrendo toda a extensão da praia, e no final desta, onde termina a Trilha T10, começa a Trilha T11 que destina-se a Lopes Mendes. Mais a frente da entrada da T11, começa a Trilha T12 em direção as demais praias da Enseada de Palmas e o Farol dos Castelhanos, no extremo leste da Ilha Grande. O trajeto da T11 é curto, com pouquíssimo aclives e declives, bem manejada, porém, com terreno acidentado onde é preciso ter atenção ao caminhar para não tropeçar ou escorregar em algumas rochas. No meio do percurso, há uma única bifurcação sinalizada da qual destina-se a Praia de Santo Antônio. E finalmente, por volta das 13h20, o grupo chegou a Praia de Lopes Mendes.

Praia de Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Uma das praias mais bonitas de todo o litoral brasileiro, a Praia de Lopes Mendes, está localizada na costa oceânica, ao Sul da Ilha Grande, com aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é tida, já a muitas décadas, como a mais famosa de toda a Ilha Grande e é uma das Top 10 das praias mais bonitas de todo o mundo. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propicio para ao surf, por isso é a praia onde este esporte é o mais praticado.  É uma praia de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades. É também uma praia semi-deserta com muita sombra natural das amendoeiras que ficam em sua orla. 

Praia de Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

O grupo permaneceu ali durante 1 hora, para apreciação do local e para um banho de mar (aos mais corajosos, já que havia em toda sua orla, aviso de correnteza e um salva-vidas informando do risco de se seguir para além das ondas) e para as mais belas fotos para registro daquele momento único e mágico de um dos locais mais bonitos de toda a Ilha Grande. Após uma hora, o grupo retornou pela mesma trilha, seguindo de volta para a Praia do Pouso, onde os 11 integrantes embarcaram num barco que os levaram de volta para Vila do Abraão onde tiveram que aguardar a chegada do restante do grupo que seguiriam por trilha.

Praia de Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Retornando de Lopes Mendes

Retorno da Praia de Palmas, em direção a Vila do Abraão 

O restante do grupo que foi por trilha, chegaram na Vila do Abraão por volta das 17h25, se encontraram com os 11 integrantes que haviam chegado mais cedo ao local de barco, a partir da praia do Pouso. Por volta das 18h30, todo o grupo se reuniu no cais e embarcaram num Fast-boot que os levaram de volta para Conceição de Jacareí, no mesmo cais de partida do início do passeio, e a partir dali embarcaram na van fretada e seguiram de retorno ao Rio de Janeiro, concluindo assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!

Praia do Abraão

Vila do Abraão

Grupo reunido para foto pós-trilha, já em Conceição de Jacareí

Grupo reunido para foto pós-trilha, já em Conceição de Jacareí

OBS.: A outra metade dos participantes deste evento do dia 06/11 que não puderam (ou não quiseram) ir neste evento realizado no dia 20/11, estão programados para irem no próximo que será realizado dia 08/01/2017.


Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Verinha Cario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para MIRANTE DO IMPERADOR

Circuito da CAIXA D'AGUA