Trilha para MIRANTE DO CAETE + PRAIA DO SECRETO
O FOME DE TRILHA realizou em 29/01/2017 a Trilha para MIRANTE DO CAETÉ + PRAIA DO SECRETO, com Danilo Lennon e mais 34 pessoas. O grupo se reuniu na entrada do Parque Natural Municipal da Prainha, por volta das 9:00, para dar início a caminhada. O Parque Natural Municipal da Prainha foi criado a pedido dos surfistas e banhistas que frequentam a área com o objetivo de impedir a construção de condomínios no local e ao mesmo tempo, preservar todo seu ecossistema.
A trilha no parque possui aproximadamente 800 metros, bem sinalizada, de orientação fácil e inclinação leve. Em pouco tempo, o grupo já havia chegado ao topo do MIRANTE DO CAETÉ, onde dali, era possível ter uma vista deslumbrante de vários pontos do Rio, como a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Reserva, todo o Recreio dos Bandeirantes, a Barra da Tijuca e também a Pedra da Gávea, garantindo assim, um visual lindo e compensador.
Após algum tempo de descanso e deleite da bela paisagem, o grupo resolveu descer pela trilha retornando a entrada do parque, que fica em frente a Prainha. Entretando, como parte do roteiro do evento, o grupo caminhou pelo asfalto, em direção a PRAIA DO SECRETO.
O acesso para esta praia se dá por uma pequena trilha em terreno descampado e mato baixo, que começa na Av. Estado da Guanabara (asfalto) e após esta pequena trilha, o caminho se transforma num grande paredão rochoso de aproximadamente 15 metros, do qual foi preciso o grupo ter certa cautela para descer nele, por ser meio íngreme... e após alguns minutos, o grupo chegou a PRAIA DO SECRETO.
Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a PRAIA DO SECRETO (que já não é mais tão secreta) na verdade não é uma praia. Trata-se de uma piscina natural que foi formada graças a diversas rochas. Assim forma-se uma espécie de poço onde a água fica bem rasa e sem ondas (quando o mar está calmo, sem ressacas).
Apesar do espaço pequeno que talvez não comporte a super lotação de banhistas nos finais de semana, o grupo conseguiu aproveitar o que há de melhor neste pequeno recanto paradisíaco que ainda existe em nossa cidade, e que precisa ser cuidado e preservado, principalmente pelos seus frequentadores.
Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Danilo Lennon e Walter Benett
Muito bom, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Muito importante que tenhamos a consciência da preservação. destruído é fácil surgir ali um condomínio privando a todos deste privilegiado local
ResponderExcluir