Trilha para PEDRA DA TARTARUGA + PRAIA DO PERIGOSO


O FOME DE TRILHA realizou em 05/02/2017 a Trilha para PEDRA DA TARTARUGA + PRAIA DO PERIGOSO, com Danilo Lennon e mais 3 membros. O grupo iniciou a caminhada por volta das 08:45, na orla da praia de Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio, onde iriam caminhar por trilha em direção a Pedra da Tartaruga e depois descê-la para a Praia do Perigoso que é ao lado. Lembrando que este é o segundo evento realizado pelo FOME DE TRILHA (o primeiro foi realizado em 13/11/2016, com Ivana Ramalho - Ver "EVENTOS REALIZADOS" ao lado).

O caminho para se chegar lá é o mesmo que destina-se a Praia do Perigoso, passando pelas escadarias, a partir da Rua Parlon Siqueira, onde a partir dali, o caminho se transforma em caminho de calçamento precário que aos poucos vai se estreitando até transformar-se em trilha.



A trilha tem boa orientação, está sinalizada com os símbolos da Trilha Transcarioca (que terá sua inauguração oficial dia 11/02, e o FOME DE TRILHA vai percorrer 100 km dela dentro do PEPB em um evento futuro), e segue contornando de oeste para o leste, recortado o litoral de Barra de Guaratiba, tendo o imenso mar ao lado direito da trilha e sob vegetação secundária de médio porte, que no decorrer do caminho se espaçava, propiciando a todo o grupo, a visão parcial da Pedra da Tartaruga, no ângulo que lembra o animal, onde também era possível observar no mar longínquo, a Ilha Rasa e seu antigo farol. Também foi possível observar a quantidade absurda de lixo encontrada ao longo do caminho, causando imensa degradação ambiental em decorrência da falta de educação e conscientização ambiental de vários frequentadores que vão todo ano ao local.

Após 1,5 km de trilha percorrida, o grupo passou pela sua última bifurcação, onde seguiram em frente, onde a trilha transforma-se em uma descida íngreme e erodida, até a chegada aos pés da Pedra da Tartaruga. A partir dali, o grupo seguiu a direita e após, pegaram caminho a esquerda para iniciar a subida a Pedra da Tartaruga, em uma trilha inclinada e também muito erodida. E após tranpôr esse pequeno trecho de trilha, o grupo finalmente chega ao topo da Pedra da Tartaruga.


A Pedra da Tartaruga proporciona aos seus visitantes, uma vista panorâmica para as Praias Selvagens e para a Serra Geral de Guaratiba, porém seu principal atrativo é a prática de rapel negativo em suas vias de escaladas localizadas bem na "cabeça" da Tartaruga, atraindo quase diariamente, milhares de pessoas que vão ao local curtir esse esporte radical.






Após descanso e algumas sessões de fotos e contemplação deste maravilhoso mirante natural, o grupo desceu a Pedra da Tartaruga, pelo mesmo caminho de subida e seguiu pela trilha em direção a Praia do Perigoso que está localizada aos pés da Pedra da Tartaruga.

Com 150 m de extensão de areias finas e brancas, a Praia do Perigoso é formada por uma enseada de águas agitadas e transparentes e íngremes costões de pedra, que devido ao acesso mais fácil é a praia mais frequentada de todas as praias selvagens da região. O grupo ali permaneceu por um bom tempo, e infelizmente notaram a crescente degradação da praia e nos arredores, dada a quantidade extrema de lixo e vidros quebrados encontrados no local, tornando o panorama muito preocupante, podendo piorar daqui há alguns anos caso algum tipo de ação não seja tomada para frear esse ataque direito e inconsequênte ao ecossistema da região. 

Por volta das 13h, o grupo resolveu seguir pela mesma trilha que os levariam de volta ao ponto de partida, em Barra de Guaratiba, concluindo assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!


Texto: Danilo Lennon (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Danilo Lennon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO