Pernoite + Nascer do sol na PEDRA DO TELEGRAFO


Enquanto muita gente foi comemorar a chegada do carnaval nas ruas do Rio de Janeiro, sejam em carnavais de rua, blocos ou mesmos nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, o FOME DE TRILHA foi levar seu bloco "Famintos por Trilha", composto por "7 foliões" para o Pernoite/Nascer do Sol na PEDRA DO TELÉGRAFO (ou PEDRA DA BIGORNA)!

O grupo iniciou a caminhada na madrugada do dia 25/02 em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, onde já havia uma certa "animação" de carnaval na orla da praia, e a partir dali, subiram por volta das 1h da manhã em direção ao Telégrafo. Seguiram pela trilha durante a madrugada, e para quem não conhece, é uma trilha fácil porém com alguns trechos íngremes, e mesmo a noite, a orientação não estava tão difícil, já que a trilha por ser muito usual, ela é bem larga e óbvia.


Antes de chegar ao cume, o grupo parou por alguns minutos em um grande bloco de rocha onde há um belíssimo mirante que verte em direção a Barra de Guaratiba, mostrando a longa Restinga da Marambaia, separando o Oceano Atlântico e a Baía de Sepetiba, e no horizonte mais longínquo, as luzes dos bairros de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Sepetiba, que, em conjunto com o céu parcialmente estrelado, dava um ar bucólico naquela madrugada.

Barra de Guaratiba e Restinga da Marambaia a noite

Minutos depois, o grupo chegou ao cume, onde era possível observar, mesmo a noite, as praias selvagens e Grumari, e mais longe, as luzes do Recreio dos Bandeirantes, e a escuridão do infinito oceano, onde dali, o grupo viria horas mais tarde, o sol surgir...

Após terem aguentado uma madrugada fria (brisa marítima + umidade das matas), finalmente o grupo teve o privilégio de assistir a mais um belo espetáculo da natureza, onde o céu negro da noite começava a dar lugar as tonalidade azul escuro, roxo, vermelha e laranja, anunciando o nascer de mais um dia no Rio de Janeiro!


A Pedra do Telégrafo é um dos mirantes naturais mais visitados de toda a cidade, mas por conta talvez do carnaval, não havia ninguém na hora em que o grupo chegou até ali, somente ao amanhecer que foram chegando algumas pessoas, entretanto, nada atrapalhou o nosso grupo de ter tido o privilégio de não só apenas assistir ao nascer do sol, como também, tirar aquela famosa foto na Pedra da Bigorna, tendo como fundo, o belíssimo "astro-rei" que sugir timidamente no horizonte, em companhia de algumas nuvens. Vejam mais fotos neste maravilhoso espetáculo:









Após o sol ter raiado, o grupo resolveu descer pelo mesmo caminho de ida, finalizando assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!


Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Henrique Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO