Trilha para MORRO DOIS IRMAOS


O FOME DE TRILHA realizou em 06/03/2017 a Trilha para MORRO DOIS IRMÃOS com Henrique Mendes e mais 3 integrantes. O evento teve início na Praça principal do Vidigal, situada na entrada da comunidade, as margens da Av Niemeyer. A partir dali, o grupo embarcou em uma das kombis disponíveis que fazem o transporte diário de moradores e turistas até a parte alta da comunidade, próxima a Vila Olímpica (onde também começa a trilha para o cume do Morro Dois Irmãos).

A partir da entrada da trilha até o cume, são aproximadamente 1,5 km de extensão, um caminho relativamente curto, e apesar da trilha ser de nível leve a moderada, possui subida contínua, com boa parte do trecho composto de terra seca e erodida, em decorrência do constante tráfego de visitantes no local. Com exceção do trecho final até o cume que é área descampada com intensa exposição ao sol, todo o restante do trecho é percorrido em mata fechada.

No decorrer do trecho, há um mirante, onde é possível ter vista panorâmica de toda a comunidade da Rocinha mais abaixo, e quase todo o Maciço da Tijuca, em destaque para a Pedra da Gávea e Pedra Bonita que se apresentam bem a frente deste mirante. Devido ao tempo instável no Rio de Janeiro, com bastante nuvens por vezes cobrindo o Dois Irmãos, o grupo mal conseguiu ver essa paisagem melhor!

Após algum tempo de subida, o grupo conseguiu chegar ao cume do Morro Dois Irmãos (533 m). Devido a instabilidade do tempo neste dia, o grupo conseguiu observar parcialmente, a zona sul da cidade (Ipanema, Leblon, Lagoa e Cristo Redentor), a Floresta da Tijuca (PNT), a Rocinha, o Vidigal, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico, com as Ilhas Cagarras enfeitando o panorama.






Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

TRAVESSIA DOS AQUEDUTOS (REALENGO x CATONHO: via PEDRA DO OSSO, JESUS VEM e PEDRA RACHADA)

Circuito da CAIXA D'AGUA