AÇAO DE REFLORESTAMENTO NA SERRA DA GROTA FUNDA


Após grande sucesso das últimas ações de reflorestamentos dos quais o grupo FOME DE TRILHA teve participação, o próprio grupo, em parceria com o grupo SUPERAÇÃO TRILHAS & TRAVESSIAS, realizou em 11/03/2017 (sábado), a AÇÃO DE REFLORESTAMENTO NA SERRA DA GROTA FUNDA, localizada entre os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba, área de preservação ambiental, pertencente ao Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB).

A ação contou com a participação de 13 integrantes, que se reuniram no ponto de encontro marcado, que foi na Estação BRT Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e, a partir dali, se direcionaram ao local onde iniciariam os trabalhos.



A frente de trabalho teve início na entrada da trilha que vai para Grumari (Trecho GROTA FUNDA x GRUMARI), trecho também pertencente a TRILHA TRANSCARIOCA. No local, o grupo com ferramentas apropriadas para o trabalho, começaram a capina e a retirada do mato alto que cobria parte da trilha e em sua volta. Em seguida, fizeram um trabalho de manejo da trilha com o intuito de deixá-la menos íngreme possível e ao mesmo tempo, preparar o terreno para o plantio das 200 mudas de plantas nativas, oriundas do cultivo das sementes colhidas pelo Alan Gerarde (ex-Faminto e atual administrador e condutor do grupo SUPERAÇÃO) nas suas diversas andanças pelo PEPB.



Algumas horas após o início dos trabalhos, as 200 mudas foram transportadas para o local com a ajuda de um funcionário do PEPB, e a partir dali, o grupo deu início ao plantio destas mudas. Grande parte das mudas são nativas de mata atlântica, de tipos de espécies variadas, desde arbustivas até frutíferas, que dentre estas por exemplo, estavam algumas Pitangueiras e Palmeiras.



A ação decorreu durante toda a manhã, que apesar do calor, todo o grupo mostrou grande empenho e dedicação para fazer o melhor trabalho, como já era esperado, em prol da recuperação de nossas matas e florestas que tanto tem importância para o nosso meio de vida e no combate às mudanças climáticas. Tanto o FOME DE TRILHA, quanto todos que ali estavam, abraçamos integralmente essa causa, pois entendemos que, se a natureza nos fornece seu ambiente para que possamos desfrutar e admirá-la, nada mais justo que trabalhar para mantê-la viva e preservada.



Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Verinha Cario e Walter Benett

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

TRAVESSIA DOS AQUEDUTOS (REALENGO x CATONHO: via PEDRA DO OSSO, JESUS VEM e PEDRA RACHADA)

Circuito da CAIXA D'AGUA