Trilha para PEDRA DO TELEGRAFO
O FOME DE TRILHA realizou em 05/03/2017 mais um evento para a PEDRA DO TELÉGRAFO, com Jackson Carmo e mais 4 pessoas. A trilha localiza-se no bairro de Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB). É considerada uma trilha de nível Fácil, com duração média de 40 minutos e ficou muito popular, após um foto com ilusão ótica circular nas redes sociais e até em algumas emissoras de TV.
O grupo iniciou a caminhada a partir da praça de Barra de Guaratiba (em frente ao Quartel de marambaia), e dali, optaram por um caminho alternativo para chegar a Pedra do Telégrafo, já que o caminho "original" até lá, estava lotado com mais de três grupos bastante numerosos. A trilha alternativa que utilizaram foi a trilha "das pranchas" que dá acesso para a trilha da Jaqueira, que por sua vez, leva em direção as Praias Selvagens. Porém, o grupo seguiu caminho inverso ao caminho das Jaqueiras, seguindo à direita, para ter acesso a trilha da Pedra do Telégrafo. Com essa escolha, o grupo percorreu um caminho vazio, onde puderam curtir mais a natureza. Apesar do grupo ser pequeno (5 pessoas) e ter pego um caminho mais longo, conseguiram chegar ao cume, na frente de dois dos três grupos que foram pela trilha "original", num tempo de percurso de uma hora.
A PEDRA DO TELÉGRAFO (ou PEDRA DA BIGORNA), localiza-se no alto do Morro de Guaratiba. Possui 354 metros de altura, de onde é possível ter uma visão privilegiada de toda a extensão da serra, além das praias selvagens, da Praia do Grumari e até mesmo da Pedra da Gávea, na linha do horizonte. Vale ressaltar que normalmente, os visitantes que vão ao local, costumam parar e observar a paisagem na "popular" Pedra do Telégrafo, entretanto, a verdadeira Pedra do Telégrafo fica a 50 m, em linha reta para o sul, mas é um bloco rochoso de difícil acesso. A pedra leva esse nome, pois o local servia como ponto de observação para instalações militares na Segunda Guerra Mundial. Os militares ficavam na pedra para observar a chegada de submarinos alemães que estivessem naquelas redondezas para e com isso faziam a prevenção de possíveis ataques as embarcações que ficavam atracadas no local.
O grupo permaneceu ali por algum tempo, onde aguardaram cerca de 45 minutos na "fila" para registro fotográfico na famosa pedra e sua vista panorâmica espetacular, e logo após, se prepararam para o retorno. No caminho, o grupo ainda parou em outro mirante que fica uns 300 metros de altitude, com sua vertente voltada para a longa costa da Restinga da Marambaia, onde nos finais de tarde, os visitantes costumam ficar para apreciar o pôr-do-sol. Fizeram um lanche rápido e seguiram pela trilha original de retorno a Barra de Guaratiba, onde após o término, aproveitaram o dia quente e ensolarado para se banharem nas águas da praia de Barra de Guaratiba.
O FOME DE TRILHA também já realizou eventos neste local, confiram:
- 18/10/2016 - Trilha para PEDRA DO TELÉGRAFO, com Danilo Lennon
- 27/02/2017 - Pernoite/Nascer do sol na PEDRA DO TELÉGRAFO, com Henrique Mendes
Texto: Jackson Carmo (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Jackson Carmo
Comentários
Postar um comentário