Trilha para PEDRA DO QUILOMBO


Em ritmo de carnaval, o FOME DE TRILHA realizou em 28/02/2017 a Trilha para PEDRA DO QUILOMBO, com Jackson Carmo e mais 27 integrantes. Juntamente com este evento, Henrique Mendes seguiu o grupo como apoio, e a partir da Pedra do Quilombo, o mesmo seguiria em direção ao CAMORIM, abrindo disponibilidade para quem do grupo quisesse acompanhá-lo. 

Grupo reunido na entrada do PEPB na sub-sede Pau da Fome, ao fundo, a Pedra do Quilombo

O grupo iniciou a caminhada a partir da entrada da Sub-sede Pau da Fome (Jacarepaguá) do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) por volta das 09h20. Nos 2,5 kms iniciais até a última bifurcação para acesso a Pedra do Quilombo, a trilha seguia em leve aclive, com alguns zigue-zagues, algumas áreas descampadas, bananais e alguns mirantes onde era possível observar parcialmente a Baixada de Jacarepaguá e seus bairros. Após esta bifurcação, a trilha torna-se mais íngreme, sendo necessária a ajuda das mãos, e após transpôr este trecho, o grupo teve de atravessar uma passagem horizontal, onde haviam alguns cabos de aço presos na rocha, para evitar a passagem em terreno frágil, e em seguida, após o grupo subir em um pequeno trecho de escalaminhada, chegaram a Pedra do Quilombo, totalizando 2h10 de caminhada.


Situada a 735 m de altitude, a Pedra do Quilombo possui um visual panorâmico de toda a Zona Oeste da cidade, onde é possível apreciar grande parte do próprio Maciço da Pedra Branca com destaque para os picos mais próximos, como o da Pedra Branca e o Morro da Bandeira. Pode-se, ainda, admirar as montanhas da Floresta da Tijuca, além de toda a Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Campo dos Afonsos, além também de poder ver mais ao fundo do horizonte, parte da Baía de Guanabara e a silhueta da cadeia de montanhas que compõe a Serra dos Órgãos. O tempo aberto com poucas nuvens favoreceu bastante o grupo de poderem apreciar esse belíssimo visual.

Visual do alto da Pedra do Quilombo

Grupo reunido no alto da Pedra do Quilombo

O grupo permaneceu no local até 12h30 onde a partir dali, o grupo se dividiu, com 13 pessoas no comando de Henrique Mendes, seguiram em direção ao Camorim, enquanto o restante do grupo, seguiu com Jackson Carmo, de volta pela mesma trilha de ida, retornando a portaria do parque no Pau da Fome.


TRILHA PARA O CAMORIM

Henrique Mendes e mais 13 integrantes que faziam parte do grupo anterior que foi até o Quilombo, seguiram em direção ao Camorim, onde passariam pelo Açude do Camorim e a Cachoeira do Camorim, terminando então na sub-sede Camorim do PEPB. 


A trilha a partir da bifurcação que leva a Pedra do Quilombo, segue com aclives e declives acentuados, passando pelo Alto das Laranjeiras (618m), que marca a divisa dos dois setores do PEPB (Pau da Fome/Camorim), até a chegada ao Jardim das Bromélias, que encontra-se na mesma cota de altitude do Açude do Camorim. Logo após este trecho, a trilha seguia em caminho reto, até o Açude do Camorim e após, seguia em leve declive até a chegada a portaria da sub-sede do Camorim do PEPB. No percurso, o grupo também parou na Cachoeira do Camorim para descanso e curtir um bom banho.

Cachoeira do Camorim

Portão de entrada da sub-sede Camorim do PEPB


Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

TRAVESSIA DOS AQUEDUTOS (REALENGO x CATONHO: via PEDRA DO OSSO, JESUS VEM e PEDRA RACHADA)

Trilha para MIRANTE DO IMPERADOR