Trilha para ESCALAVRADO

O FOME DE TRILHA realizou em 26/03/2017, a Trilha para o ESCALAVRADO, com José Otávio e mais 20 pessoas (incluindo Henrique Mendes no apoio). O grupo se reuniu numa van fretada, do qual partiram do Centro do Rio de Janeiro, em direção a Rodovia BR 116, em Guapimirim, na subida da serra em direção a Teresópolis, onde se localiza o acesso ao Escalavrado.

O Escalavrado está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), e possui uma altitude de 1.420 metros. A subida feita na maior parte, em escalada, é considerada semipesada, sendo necessária a utilização de material básico de escalada, tendo cuidado redobrado, pois grande parte da trilha é exposta. Ciente disso, o grupo chegou ao local com tudo preparado para encarar a longa subida íngreme que teriam que superar pela frente, e assim, deram início por volta das 08:20, a subida para o Escalavrado.

Logo na entrada da trilha, há um paredão que lembra muito a carrasqueira (da Pedra da Gávea), porém muito maior e escorregadia, estava cheia de lodo devido as chuvas dos últimos dias. José Otávio seguiu na frente para prender a corda onde o grupo pudesse subir em segurança. Passando neste trecho, o trajeto continua pela carrasqueira gigante, onde o grupo avançou em segurança até um certo ponto, onde tiveram que ir caminhando lateralmente, com bastante atenção pois o trecho estava com muita água acumulada e consequentemente, muito escorregadio. A partir daí, o trajeto se transformou em uma trilha de terra onde esta segue até o paredão rochoso e íngreme, onde o grupo teria que passar para ascender o cume. José Otávio seguiu na frente para mostrar o caminho a ser percorrido e Henrique Mendes por último fechando o grupo.

Durante a subida, o grupo se deparou com cordas colocadas pela galera de um outro grupo (NA TRILHA RJ, parceiro do FOME DE TRILHA) que haviam subido mais cedo e já estavam fazendo o caminho de descida. Logo após passarem pelo "Lombo do burro" (local mais íngreme do trecho), o grupo se encontrou com o grupo NA TRILHA RJ, que fazia o caminho inverso de descida, e após breve confraternização entre os grupos, nosso grupo continuou rumo ao cume.

Foi preciso prender mais dois lances de cordas para o grupo continuar a subida, pois já demonstravam cansaço. E após alguns minutos, parte do grupo conseguiu atingir o cume do Escalavrado, onde puderam descansar devido a árdua subida, tiraram fotos (antes do nevoeiro) e assinaram o "livro do cume" (livro de assinaturas comumente encontrado em quase todos os morros e picos do país, onde o trilheiro pode deixar seu nome ou sua marca registrada de sua conquista ao topo). José Otávio desceu mais alguns lances para ajudar a subida dos retardatários que ainda lutavam para subir e alguns minutos depois, estes chegaram ao cume.

Uma das mais bonitas formações da Serra dos Órgãos, o Escalavrado, no sopé da serra é o primeiro da cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos. Ao seu lado encontra-se o Dedo de Nossa Senhora e em seguida o Dedo de Deus. De seu cume podemos contemplar a incrível cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos como o Dedo de Deus, Cabeça de Peixe, Verruga do Frade, Garrafão, Dedo de Nossa Senhora, se o tempo estiver bem limpo é possível ver a Baía da Guanabara, a cidade de Niterói e a do Rio de Janeiro.

Após descanso, fotos, interação e assinatura do "livro do cume", era hora de descer. Uma forte neblina surgiu no local, cobrindo praticamente toda a parte alta do Escalavrado, dificultando um pouco o ângulo de visão para descida, embora, isso não causou qualquer problema para que o grupo pudesse descer com toda a segurança oferecida pelos nossos experientes e equipados guias.

Henrique Mendes seguiu na frente com uma parte do grupo e José Otávio seguiu fechando com o grupo restante. A primeira parte do grupo (com o Henrique), chegaram no asfalto as 17:30, enquanto o restante com o José Otávio continuavam a descida, e com parte do grupo tendo muita dificuldade de descer, o mesmo utilizou corda para a descida, rapel nos pontos mais críticos, tudo com muita cautela e segurança. E finalmente, por volta das 21:00, o restante do grupo finalizou a descida com muito sucesso, encerrando assim, mais um evento do FOME DE TRILHA.

Texto: José Otávio (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Diversos (autoria nas próprias fotos)