Travessia PAU DA FOME x VARGEM GRANDE (via VALE DO GUNZA)

O FOME DE TRILHA realizou em 16/04/2017 o evento Travessia PAU DA FOME x VARGEM GRANDE (via VALE DO GUNZA), com Henrique Mendes e mais 3 integrantes. O grupo partiu da entrada do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) na sede Pau da Fome em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), por volta das 9h10, rumo a Vargem Grande, também zona oeste do Rio.

A travessia de aproximadamente 11,5 km passa pela Cachoeira do Campo, Casa Amarela, Vale do Gunza e finalmente, as cachoeiras do rio Mucuíba, que formam a tão famosa Cachoeiras de Vargem Grande, localizadas próximas de uma comunidade quilombola (Cafundá Astrogilda). O trecho também atravessa a parte mais densa e preservada de mata atlântica, onde é possível observar a exuberância e a riqueza nas mais diferentes espécies de árvores e plantas encontradas no percurso.

O trajeto até a Casa Amarela são de 4 km, sendo que até a metade dela, há uma bifurcação que, seguindo à esquerda, desce por uma trilha que acessa a Cachoeira do Campo. Em decorrência das chuvas que caíram nos últimos dias e juntamente com o fim da estiagem, houve um aumento significativo no volume de águas de quase todo o estado do RJ, principalmente no PEPB, do qual foi notado pelo grupo ao fazerem a travessia de um leito de rio no primeiro 1 km e ao chegarem na Cachoeira do Campo, do qual havia forte volume d'agua, perfeito para um banho.

O grupo permaneceu no local durante uma hora, e em seguida, retornaram pela mesma trilha de acesso a cachoeira, voltando então para a trilha em direção a Casa Amarela. Durante o percurso, haviam algumas árvores caídas e uma dos integrantes avistou um filhote de cobra de espécie desconhecida. Por volta das 12h20, o grupo finalmente alcançou sua primeira parada: Casa Amarela.

Construída por volta de 1920 para ser sede do antigo sítio Santa Bárbara, a Casa Amarela encontra-se no coração do PEPB, e é ponto de parada de trilheiros, caminhantes, excursionistas e ecoturistas que circulam pelo local, pois é ali que as trilhas vindas de Rio da Prata, de Vargem Grande, de Pau da Fome e de Camorim se bifurcam. O grupo permaneceu no local para descanso e alimentação, e por volta das 13h00, seguiram em direção ao Vale do Gunza.

A partir daí, a trilha segue em leve aclíve pelo Morro de Santa Bárbara, seguindo pelo traçado da Trilha Transcarioca até a primeira bifurcação, a 670 m de altitude (o ponto mais alto do trajeto), em um antigo casebre já demolido. A partir dali, a trilha começa a descer em direção ao vale, seguindo a vertente sudoeste do Morro de Santa Bárbara, onde era possível em alguns momento, observar nas partes onde a mata se abria, o contraforte da Pedra Branca e o Alto do Mangalarga, entretanto, não há qualquer tipo de sinalização e o nível de orientação é extremamente confuso, onde a trilha se perde em diversas bifurcações ou mesmo está coberta pela mata devido a falta de manejo e baixa frequência de caminhantes no local.

Ao chegar ao Vale do Gunza, a trilha atravessa o corrégo do rio da Divisa (que nasce no alto das encostas do Pico da Pedra Branca e desce pelo íngreme Vale do Gunza em uma sucessão de quedas e corredeiras, que mais a frente, formam o rio Mucuíba), e a orientação fica ainda pior por conta de extenso bananal, onde a trilha some. Foi preciso muita atenção e senso de orientação para conseguir localizar a continuação da trilha pelo bananal (o GPS de Henrique Mendes caía em alguns momentos, por conta do sinal fraco, por conta da densa mata formada no vale).

Após passarem pelo bananal, a trilha retoma a sua forma, descendo paralelamente com o rio da Divisa, e o grupo seguiu tranquilo em direção a Vargem Grande. Foi interessante notar que, com o aproximar da tarde, os raios solares atravessavam as poucas aberturas da mata, trazendo uma luminosidade e um encanto especial, pondo cores mais vivas e vibrantes na vegetação abundante desta região.

Após 1,5 km percorrido desde o Vale do Gunza, por volta das 15h00, o grupo finalmente chega em um dos poços do circuito de cachoeiras de Vargem Grande. Neste local, o poço possui um grande
bloco de pedra na margem esquerda do rio, enquanto que as águas descem entre duas rochas, formando uma bonita queda d'água, onde mais abaixo, encontra-se um imenso poção muito convidativo para banho. Assim como na Cachoeira do Campo, o volume de água na região também estava alto, onde o nível de água deste poço havia alcançado um limite jamais visto, que de certa encantou todo o grupo.

Após alguns minutos de banho e descanso, o grupo seguiu descendo a trilha em direção a Vargem Grande, que foi o trecho de finalização deste evento.

Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)