MUTIRAO DE LIMPEZA NAS PRAIAS SELVAGENS


O FOME DE TRILHA realizou em 01/04/2017, um MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS PRAIAS SELVAGENS, com Henrique Mendes e mais 5 integrantes. O grupo se reuniu em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ), onde dali partiram por volta das 09h30 em direção as Praias Selvagens. Cada integrante, além da mochila com seus lanches e água para consumo durante o dia, também levaram luvas e diversos sacos plásticos de 200 litros para recolher o lixo que fosse encontrado no caminho.


Inicialmente, o grupo seguiu pela trilha em direção a Pedra do Telégrafo, onde foram recolhendo ao longo do trecho, muito lixo jogado tanto na trilha quanto nas laterais e locais de mata fechada de difícil acesso. Levaram em torno de 3 horas para chegar a Pedra do Telégrafo, que foi o tempo suficiente para coletar e encher 2 sacos de 200 ml só de lixos coletados no trecho. 


Após breve descanso e contemplação na Pedra do Telégrafo (que apesar do tempo ensolarado com algumas nuvens, haviam poucas pessoas ali tirando fotos na famosa "bigorna"), o grupo retornou pelo mesmo caminho até a bifurcação onde seguiram pelo "caminho das Pranchas" (caminho alternativo para quem quer ir ao Telégrafo, fora da trilha convencional) e depois, seguiram pelo "caminho da Jaqueira" (trilha que dá acesso direto as praias selvagens, especificamente, a Praia Funda). Nesse período, mais lixos foram recolhidos, boa parte encontradas dentro de mata fechada em barrancos e terrenos arenosos, dificultando a coleta.


Após mais de 3 horas de caminhada recolhendo todo o lixo que fosse encontrado, o grupo chegou a Praia Funda, com mais 4 sacos de 200 litros lotados, e ao chegarem na praia, se depararam com uma triste e lastimável cena: LIXO DE TODA ESPÉCIE encontrada nos arredores da Praia Funda, que iam desde inúmeras garrafas pets, garrafas de vidros, utensílios domésticos, pedaços de barracas, roupas velhas, latinhas de alumínio aos montes e até mesmo um pneu de caminhão. Tudo isso encontrado DENTRO DE DUAS UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL (Parque Estadual da Pedra Branca e Parque Natural Municipal de Grumari), o que nos leva a crer a extrema necessidade de uma urgente conscientização ambiental de todos os frequentadores das Praias Selvagens e caminhantes que passam pelas suas trilhas.


A quantidade de lixo encontrada neste local era tanta que eram insuficiente para serem recolhidas por apenas seis voluntários, que teriam que levar por trilha, sacos cheios de lixos (Por isso a importância de todos se conscientizarem  a doar pelo menos um dia do final de semana para ajudar o meio ambiente). Mesmo assim, o grupo não desanimou: recolheram tudo o que puderam recolher, enchendo assim mais 3 sacos de 200 litros de lixo, totalizando 7.


Foi um árduo trabalho porém compensador, pois os seis integrantes que ali estavam, sabiam da extrema importância de cuidar e manter limpo um espaço natural do qual utilizam, então, todos ali se empenharam ao máximo para fazer o melhor que pudessem. E ao final do mutirão, o grupo, retornando pela mesma trilha "da Jaqueira", tiveram o privilégio de observar o o sol fazendo seu mais belo espetáculo no horizonte do mar de Barra de Guaratiba, anunciando o final de tarde e retornando ao mesmo ponto de partida (17h30), Henrique Mendes sorteou um jaleco de voluntário da Trilha Transcarioca para os participantes do evento, encerrando assim, mais uma ação social promovida pelo grupo FOME DE TRILHA.


Mediante a triste situação que o grupo encontrou só na Praia Funda, o grupo FOME DE TRILHA irá realizar dois novos mutirões de limpeza tanto no mesmo local quanto também na Praia do Meio. Abaixo, disponibilizamos dois links que os direcionarão para a página dos eventos de mutirões, tendo a opção de escolher uma das datas ou as duas, de acordo com suas disponibilidades. É de suma importância a participação de vocês nessas ações para que assim, não deixemos que destruam o que amamos, afinal, é um espaço que também usufruímos, então, temos que também cuidar:

* 14/03/2017 - Mutirão de limpeza nas Praias Selvagens:
https://www.facebook.com/events/1817829725133768/

* 21/03/2017 - Mutirão de limpeza nas Praias Selvagens:
https://www.facebook.com/events/1899524306961199/


Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Henrique Mendes

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho realizado. Estivemos no Mendanha, e no retorno trouxe uma sacola cheia de lixo... infelizmente as pessoas insistem em destruir a natureza bela e exuberante. Só querem desfrutar sem cuidar. Lastimável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

TRAVESSIA DOS AQUEDUTOS (REALENGO x CATONHO: via PEDRA DO OSSO, JESUS VEM e PEDRA RACHADA)

Circuito da CAIXA D'AGUA