Travessia COBIÇADO x VENTANIA


O FOME DE TRILHA realizou em 08/04/2017 a Travessia COBIÇADO x VENTANIA em Petrópolis (RJ). Quando se fala em Petrópolis, na cabeça da maioria dos trilheiros amantes da natureza, a famosa e cobiçada Travessia Petrópolis x Teresópolis (pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, via Pedra do Sino), porém, essa incrível e histórica cidade serrana guarda também outros caminhos por natureza belíssima e bucólica, dentre essas se destaca a Travessia Cobiçado x Ventania, considerada uma das mais lindas trilhas da Serra. Foi pensando neste diferencial, que Henrique Mendes e mais 12 famintos de trilha resolveram conhecer melhor, que mesmo com tempo nublado e chuvoso, partiram do Rio de Janeiro, rumo a cidade serrana de Petrópolis, na localidade de Três Pedras.


O grupo deu início a travessia por volta das 9h00, rumo ao cume do Morro do Cobiçado. A trilha segue por cristas e cumes, com os sugestivos nomes de Cobiçado, Vândalos, Pedra do Diabo, Tridente e Ventania. Quase todo o percurso é feito em terreno descampado com vários desníveis. A trilha até o Cobiçado possui forte aclíve, e apesar do cansaço logo na subida mais forte do trajeto, ninguém desanimou. Após 2h50 de caminhada exaustiva, o grupo chega ao cume do Cobiçado, com 1.678m de altitude.


Do Morro do Cobiçado em dias de tempo aberto e sem nebulosidade, é possivel avistar a Serra dos Órgãos (incluindo os Castelos do Açu) e a baía de Guanabara mais ao longe, mas infelizmente devido ao mau tempo, não era possível observar nada de seu cume. Apesar disso, o grupo resolveu descansar e aproveitaram para comemorar o aniversário de 65 anos de uma dos integrantes do grupo que ali estava. Docinhos, salgados, alguns pães e um belíssimo bolo de aniversário, e uma singela e bonita placa de "Feliz Aniversário" fizeram parte da confraternização, onde todos que estavam ali presentes, puderam comemorar e parabenizar os 65 anos de nossa querida integrante, no melhor estilo: nas montanhas!


Após as confraternizações, o grupo partiu do cume do Cobiçado por volta das 12h10, rumo ao Pico dos Vândalos. A partir deste trecho até o final de todo percurso, a chuva resolveu cair forte, acompanhada de muita neblina, dificultando bem a caminhada de nossos famintos. Mas como todo bom "faminto por trilha", não se deram por vencidos e continuaram firmes na caminhada. O caminho até o Vândalos segue pela crista da serra, em seguida, a trilha desce mata adentro e depois sobe direto, já no cume do Pico dos Vândalos, com 1.745m de altitude, considerado o ponto mais alto da travessia.


Saindo do Pico dos Vândalos, a trilha segue pela borda de um perigoso abismo, contornando o cume rochoso da Pedra do Diabo (1.740m) e alcança este cume pela crista leste. Descendo do cume da Pedra do Diabo, o caminho seguia pela crista, passando pelo cume do Tridente (1.682m) e em seguida, descia por uma forte ladeira, íngreme e escorregadia, e após alguns kms de caminhada, o grupo chegou ao Alto do Ventania, tudo isso com muita chuva e neblina, tornando a "emoção" muito mais intensa. Vale também lembrar que, devido a forte chuva que acompanhou todo o grupo durante o percurso, boa parte do caminho estava extremamento escorregadio, o que rendeu para todos os integrantes, alguns escorregões no decorrer do trajeto, porém, sem gravidades.


Com 1.560m de altitude, o Alto da Ventania é formado por uma junção de cristas com capim baixo e lajes de pedra, tendo como vista, as diversas cristas das serras que circundam a região e o maciço da Serra dos Órgãos, mas infelizmente nada era possível observar devido as chuvas e forte neblina. 


A partir daí, o grupo seguiu em direção ao final da travessia, num percurso de mais de 5 km, de descida em uma trilha que praticamente mais parecida um "rio caudaloso" por conta das águas da forte chuva que não cessava um minuto e que descia serra abaixo. 


Apesar das dificuldades e dos muitos escorregões pelo caminho, o grupo concluíu a travessia por volta das 17h30 na localidade de Caxambú, finalizando assim mais um evento do FOME DE TRILHA, com agradecimentos a todos os integrantes que participaram deste evento, que com muita força e determinação, fizeram deste evento o melhor possível, fazendo jus ao nome do grupo!



Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO