TRILHA TRANSCARIOCA: Trecho 01 - Barra de Guaratiba x Grumari


O FOME DE TRILHA realizou em 01/05/2017 (segunda-feira) o Trecho 01 da TRILHA TRANSCARIOCA (BARRA DE GUARATIBA x GRUMARI), com Henrique Mendes e mais 11 integrantes. Esta travessia corresponde a um dos 25 trechos, dentre os trechos que o grupo FOME DE TRILHA irá percorrer ao longo do ano, onde tem como missão, percorrer a TRILHA TRANSCARIOCA de oeste à leste, seguindo a "pegada amarela com a base preta" sinalizada nos trechos. Com 8,8 km, este trecho percorre algumas das mais belas e selvagens praias do Rio de Janeiro, como a do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno.

O grupo deu inicio a caminhada por volta das 09h40 em Barra de Guaratiba, seguindo pela trilha tradicional para Pedra do Telégrafo. A trilha é de nível leve, porém cansativa no início da subida (antes de começar a trilha), de fácil orientação e de curta distância. Vale lembrar que o trecho é sinalizado pela Trilha Transcarioca (sentido leste) até o km 1,8 onde há uma bifurcação que, seguindo à direita, desce em direção a Pedra do Perigoso. O grupo seguiu à esquerda, que direciona a Pedra do Telégrafo.

A PEDRA DA BIGORNA (popularmente conhecida como PEDRA DO TELÉGRAFO), localiza-se no alto do Morro de Guaratiba. Possui 354 metros de altura, de onde é possível ter uma visão privilegiada de toda a extensão da serra, além das praias selvagens, da Praia do Grumari e até mesmo da Pedra da Gávea, na linha do horizonte. Antes de chegar a pedra, na subida da trilha uns 300 metros de altitude, é possível também observar a longa costa da Restinga da Marambaia através de um mirante que nos finais de tarde, torna-se bem concorrido de visitantes, para observar o pôr-do-sol. Como era domingo e o tempo estava aberto com algumas nuvens, naturalmente, o cume da Pedra do Telégrafo estava lotado de visitantes e turistas, e mediante a isso, o grupo decidiu partir do local para continuar a caminhada, sem tirar "aquela famosa foto" da ponta da "bigorna".


Retornando a bifurcação anterior, o grupo seguiu pelo caminho de ida até alcançarem a "Trilha das Jaqueiras" que é um caminho mais rápido que alguns caminhantes utilizam para chegar a Praia Funda sem precisar passar pelas praias do Perigoso e do Meio. Após 1,2 km percorrido deste trecho, há uma bifurcação onde à esquerda, a Trilha Transcarioca volta a ser sinalizada no sentido leste em direção a Grumari e, seguindo direto, está sinalizada no sentido oeste em direção a Praia Funda.



Observação: O Trecho 01 da Trilha Transcarioca segue até Grumari, onde ha duas saídas: à esquerda, pela estrada de Grumari, segue em direção a Barra de Guaratiba, e à direita, pela Avenida Estado da Guanabara, segue em direção ao Recreio dos Bandeirantes. Ambos os caminhos são muito longos para serem percorridos a pé, então, Henrique Mendes e em comum acordo com os demais integrantes do grupo, decidiram seguir em frente em direção as praias selvagens e assim seguiram. O grupo FOME DE TRILHA irá realizar em 21/05/2017 o Trecho 02 da Trilha Transcarioca, onde irão percorrer o trecho que faltou percorrer na data deste evento, começando a partir deste ponto em direção a Grumari. (Clique AQUI para ser direcionado ao link do evento que será realizado dia 21/05).


Com 300 m de extensão. a PRAIA FUNDA é banhada por um mar claro e esverdeado, tendo ao fundo, uma bela mata promovendo um ar de tranquilidade ao local. A partir daí, a Trilha Transcarioca segue à direita no sentido oeste em direção a Praia do Meio, porém, o grupo seguiu à esquerda, caminhando pelas areias da praia até o final do trecho onde tiveram que subir um costão rochoso para alcançar a Praia do Inferno, entretanto, no meio deste costão rochoso, há curiosas e excêntricas fendas formadas nas rochas que chamam bastante atenção para quem percorre o local. Este local chama-se PEDRA DA LUA, e é muito comum diversos caminhantes pararem no local e utilizarem suas criatividades para se fotografarem nas mais diferentes e engraçadas poses, utilizando somente aquele espaço natural formado no meio das pedras.


O grupo permaneceu na Pedra da Lua durante uns 40 minutos, para descanso, lanche e naturalmente, fotos. Após este tempo, o grupo seguiu em direção a Praia do Inferno. A PRAIA DO INFERNO, possui uma pequena faixa de areia branca, de 100 metros de extensão, com águas límpidas e ondas fortes, bem favoráveis a prática de surf. Nos arredores da praia é possível observar diferentes e exóticas formações rochosas que além de rendem um ótimo registro fotográfico, oferecem espaço para repouso e proteção ao sol.

Após breve parada na Praia do Inferno, o grupo retornou a praia Funda, seguindo novamente pela Trilha Transcarioca no sentido oeste, em direção a Praia do Meio. O percurso até a praia do Meio segue pela faixa de areia da Praia Funda até o final, onde a trilha sobe beirando um paredão rochoso e escorregadio, onde foi preciso muita atenção para não ocorrer acidentes. Após este trecho, a trilha segue beirando o costão rochoso e mais a frente a vista se abre, em direção a Praia do Meio, tendo ao fundo, a Pedra da Tartaruga com seu formato peculiar que lembra o animal que deu origem a este nome.

A PRAIA DO MEIO é a maior das Praias Selvagens, com aproximadamente 320 m de faixa de areia branca e fofa, cercada por densa mata verde e banhada por um agitado mar azul, muito preferida por surfistas. O grupo continuou a caminhada pela areia até o final da praia, onde a partir daí, o caminho segue em um terreno inclinado que intercalava chão arenoso e laje de pedra, onde há uma corda fixa que serve para auxiliar alguns caminhantes que tenham dificuldade em subir ou descer este trecho. Após este trecho, a trilha segue normal até a bifurcação onde placas direcionais da Trilha Transcarioca indicam o caminho para a Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

A partir deste trecho, a trilha transforma-se em uma descida íngreme e erodida, até a chegada aos pés da Pedra da Tartaruga. A partir dali, o grupo seguiu a direita e após, pegaram caminho a esquerda para iniciar a subida a Pedra da Tartaruga, em uma trilha inclinada e também muito erodida. E após transpôr esse pequeno trecho de trilha, o grupo finalmente chega ao topo da Pedra da Tartaruga.

A PEDRA DA TARTARUGA proporciona aos seus visitantes, uma vista panorâmica para as Praias Selvagens e para a Serra Geral de Guaratiba, porém seu principal atrativo é a prática de rapel negativo em suas vias de escaladas localizadas bem na "cabeça" da Tartaruga, atraindo quase diariamente, milhares de pessoas que vão ao local curtir esse esporte radical.

Após breve parada, o grupo resolve descer a Pedra da Tartaruga, retornando pelo mesmo caminho até percorrerem alguns metros a frente alcançando então, a Praia do Perigoso. Com 150 m de extensão de areias finas e brancas, a PRAIA DO PERIGOSO é formada por uma enseada de águas agitadas e transparentes e íngremes costões de pedra, que devido ao acesso mais fácil é a praia mais frequentada de todas as praias selvagens da região.

Após algum tempo de descanso na praia, o grupo resolve partir rumo de volta a Barra de Guaratiba, seguindo pelo caminho até a bifurcação descrita anteriormente, seguindo a Trilha Transcarioca no sentido oeste até chegarem ao mesmo local de partida, finalizando assim, mais um evento do grupo FOME DE TRILHA.


Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO