TRILHA TRANSCARIOCA: Trecho 02 - Grumari x Grota Funda

O FOME DE TRILHA realizou em 21/05/2017 o Trecho 02 da TRILHA TRANSCARIOCA (GRUMARI x GROTA FUNDA), com Henrique Mendes e mais 5 integrantes. Esta travessia corresponde a um dos trechos, dentre todos os 25 trechos que o grupo FOME DE TRILHA irá percorrer ao longo do ano, onde tem como missão, percorrer a TRILHA TRANSCARIOCA de oeste à leste, seguindo a "pegada amarela com a base preta" sinalizada nos trechos.

Este caminho conecta o Parque Natural Municipal de Grumari ao Parque Estadual da Pedra Branca, num percurso de 6,7 km, em um caminho histórico, por onde marcharam tropas francesas no ano de 1710, e que hoje, ao percorrê-la, é possível notar os resquícios da época, com o calçamento de "pé de moleque" em alguns trechos. Por este caminho, também se escoavam a produção agrícola do antigo Engenho do Grumari, onde se cultivava cana e café, até a localidade conhecida como Piabas, onde havia outro engenho.

O grupo deu início a caminhada a partir de Barra de Guaratiba por volta das 09:20, seguiram pelo caminho da "Trilha das Jaqueiras" que é um caminho mais curto para o caminhante alcançar a Praia Funda (uma das praias que compõe o conjunto das Praias Selvagens de Grumari), entretanto, após percorrerem 1,8 km de trilha, o grupo entrou numa bifurcação, onde o caminho começa sinalizado pela Trilha Transcarioca do Trecho 01 (Barra de Guaratiba x Grumari) que os levariam para o início do Trecho 02 em Grumari.

Observações: O grupo FOME DE TRILHA realizou parcialmente em 1º de maio, o percurso do Trecho 01 (Barra de Guaratiba x Grumari) até a Praia Funda, percorrendo também a "alça" que dá acesso a Pedra da Lua e Praia do Inferno (Clique AQUI para ler o relato deste evento). O grupo seguiu pela Trilha Transcarioca até a Pedra do Telégrafo, depois seguiram pelo caminho das Jaqueiras até a esta bifurcação, onde a partir daí, desceram em direção a Praia Funda, pois a "saída" de Grumari se tornaria um caminho muito mais longo, tendo que seguir pelo asfalto (Av. Estado da Guanabara) ou por trilha até Piabas, e mediante a isso, o grupo que estava presente no dia seguiu em frente retornando completando então, o "Circuito das Praias Selvagens". Já para o Trecho 02, o grupo "retornou" ao mesmo ponto onde teriam que - na primeira vez - seguido a Trilha Transcarioca até Grumari, e assim foi feito, completando assim, o percurso do Trecho 01 que faltou no dia 01/05.

Após duas horas de caminhada, o grupo chegou em Grumari, parando em uma das barracas que ficam ao longo da extensa faixa de areia que forma a Praia de Grumari. A PRAIA DE GRUMARI está localizada em meio a uma reserva ambiental (Parque Natural Municipal de Grumari) é composta por extensa faixa de areia dourada e limpas, e suas águas geralmente de cor azul cristalina e ondas fortes, são bem propícia para praticas de surf, bodyboard, esportes aquáticos em geral. Em toda sua extensão, a orla é cercada por vegetação de restinga e casuarinas, e no trecho final da praia é possível encontrar uma infra-estrutura que atende seus frequentadores que procuram um local tranquilo para relaxar e curtir.

As 12:20, o grupo resolve partir de Grumari, rumo a Grota Funda, começando a partir daí, o percurso do Trecho 02 da Trilha Transcarioca. Nos primeiros 1,5 km deste percurso, o trecho é percorrido em estrada de terra, tendo em volta os vastos campos de restinga, típica da região, com alguma árvores e sítios. Após esse trecho, a trilha inicia-se em aclive pelo antigo caminho colonial até a chegada ao "ponto de cela" localizada na bifurcação com um portão de ferro, que dá acesso a trilha para Garganta de Itapuca. O grupo continuou seguindo em frente, caminhando por mais alguns metros em leve declive, até a chegada a bifurcação para Piabas.

Como o grupo FOME DE TRILHA é adotante dos trechos 02 e 03 da Trilha Transcarioca, é de responsabilidade deste, a manutenção da sinalização e manejo do trecho, e mediante a isso, Henrique Mendes aproveitou a travessia para fazer alguns retoques nas sinalizações pintadas e colocar uma placa direcional justamente na bifurcação para Piabas, para facilitar a orientação de todo caminhante que venha passar neste trecho.

Após a bifurcação para Piabas, a trilha entra novamente em aclive mais acentuado e forte, onde durante mais 1 km de caminhada, se depararam com um antigo casebre branco, onde deram uma rápida parada de descanso e em seguida, continuaram a subir, onde alcançaram o Morro Santo Antônio da Bica, que é o ponto mais alto de toda esta travessia, com seus 482 m de altitude. Alguns metros antes de chegarem ao topo do Morro Santo Antônio da Bica, Henrique Mendes aproveitou para refazer algumas sinalizações que já estavam se apagando com a ação do tempo.

A partir deste ponto até o final deste trecho, a trilha segue em declive por onde o grupo caminhou aliviados durante duas horas, tendo destaque em alguns trechos algumas aberturas na densa mata que possibilitava ter uma linda vista de onde era possível observar panoramicamente, o Recreio dos Bandeirantes e alguns morros. Há muitas bananeiras durante o percurso, que se intercalavam com vegetação nativa e exuberante de mata atlântica que se mantém preservada.

E finalmente as 16:40 o grupo finaliza o Trecho 02 da Trilha Transcarioca, na saída da trilha na Avenida das Américas, no alto da Serra da Grota Funda, onde a partir dali do outro lado da via asfaltada, a Trilha Transcarioca segue no Trecho 03 (Grota Funda x Cabungui), trecho do qual o grupo FOME DE TRILHA irá percorrer no dia 03 de junho (Clique AQUI para ser direcionado a página do evento). Seguindo pelo asfalto, todo caminhante tem opções de saída em direção a Ilha de Guaratiba (à esquerda) e Recreio dos Bandeirantes (à direita), então o grupo seguiu à direita, caminhando pelo asfalto durante 3 km até a Estação BRT Pontal, finalizando assim, mais um evento do grupo FOME DE TRILHA e o Trecho 02 da Trilha Transcarioca concluída com sucesso!

Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)