Trilha para PEDRA BONITA


O FOME DE TRILHA realizou em 20/11/2016 a Trilha para PEDRA BONITA, com Danilo Lennon e mais 13 participantes, tendo início na Estrada das Canoas, em São Conrado, Rio de Janeiro (RJ) por volta das 08h38. A trilha é de nível leve, bem manejada e com boa orientação, e com exceção do cume, todo o trajeto é coberto por floresta secundária da Mata Atlântica, mesclada com várias espécies diferentes e exóticas, que cresceu e floresceu ao longo do tempo, embora há trechos de mata mais devastada e que encontra-se em recuperação.


No trecho inicial, o caminho é todo de calçamentos de pedras, que segundo a história, foram feitas pelos escravos entre os séculos 18 e 19, e conforme o grupo vai avançado trilha acima, o caminho transforma-se em chão de terra batida, as vezes erodida, em decorrência do constante fluxo de visitantes que passam pelo local para chegar ao cume da Pedra Bonita. O trajeto normalmente leva de 25 a 30 minutos, porém, o grupo subiu devagar para apreciar mais a belíssima natureza que a região reserva, chegando então ao cume, por volta das 09h30.


A PEDRA BONITA está situada no Parque Nacional da Tijuca em São Conrado, Rio de Janeiro. Com seus 696 metros de altitude, a Pedra Bonita reserva uma vista sensacional, onde é possível ver parte da Zona Sul, Zona Oeste, Floresta da Tijuca, São Conrado, Barra da Tijuca e toda da orla desde São Conrado, até a Barra da Tijuca. Em destaque maior, surge também a Pedra da Gávea, que está localizada bem de frente para a Pedra Bonita, onde é possível observar boa parte de seu contorno, em especial, a 'cabeça do Imperador' (cume da Pedra da Gávea), onde da Pedra Bonita, observa-se um "rosto" esculpido (sabe-se lá por quem) em meio a uma grande rocha, e que dá aquele toque esplêndido a toda a vista de lá do alto. De fato, a Pedra Bonita faz jus ao seu nome!

 
Após um longo tempo de descanso, lanches e fotos, o grupo desceu da Pedra Bonita por volta das 11h30, seguindo pela mesma trilha de ida até a Estrada das Canoas, tendo em frente um desafio de percorrê-la a pé até São Conrado, devido a queda de uma árvore no meio do caminho que impossibilitou a passagem de qualquer veículo na estrada. Apesar disso, o evento transcorreu na mais perfeita tranquilidade e realizado com sucesso, parabéns aos envolvidos!



Texto: Danilo Lennon (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Danilo Lennon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO