Trilha para PEDRA DO PONTAL + PRAIA DO SECRETO


O FOME DE TRILHA realizou em 13/05/2017 a Trilha para PEDRA DO PONTAL + PRAIA DO SECRETO, com Rafaella Lima. O grupo composto por 14 pessoas se reuniram na Praia do Pontal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes (Posto 12), onde por volta das 10:00, deram início a subida ao Morro do Pontal.

A trilha se inicia praticamente em frente ao Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes, onde foi necessário caminhar pela areia da praia em direção à Pedra. O início da subida é um pouco íngreme, mas bem acessível, bastando atenção ao subir. O trecho não é bem sinalizado, mas por ser uma trilha curta, não há risco de se perder e há boa frequência de visitantes no local. Na metade do caminho, há uma corda por onde o grupo precisou utilizá-la para chegar até o cume. E após 20 minutos de subida, o grupo atingue o cume da Pedra do Pontal.

A PEDRA DO PONTAL é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. Possui cerca de 127 metros de altura e do alto, é possível ter uma vista privilegiada, para o lado leste, de toda a orla da Praia do Recreio dos Bandeirantes que se extende até a praia da Barra da Tijuca, onde também é possível observar toda a cadeia montanhosa do Maciço do Parque Nacional da Tijuca (com a Pedra da Gávea de maior destaque). Já no lado Norte ao Oeste, observa-se grande parte do Maciço do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) até o Mirante do Caeté, localizado no Parque Natural Municipal da Prainha. Ao lado Sul, o imenso oceano que se descortina e avança horizonte adentro.

Após algum tempo de descanso e fotos da bela paisagem, o grupo desceu da Pedra do Pontal por volta das 11h30, reunindo-se novamente ao mesmo ponto de partida, no Posto 12 da praia do Recreio dos Bandeirantes. Dali, realizaram um piquenique e algum tempo depois partiram rumo a Praia do Secreto, caminhando pela orla da praia até chegar ao local.


O acesso para esta praia se dá por uma pequena trilha em terreno descampado e mato baixo, que começa na Av. Estado da Guanabara (asfalto) e após esta pequena trilha, o caminho se transforma num grande paredão rochoso de aproximadamente 15 metros, do qual foi preciso o grupo ter certa cautela para descer nele, por ser meio íngreme... e após alguns minutos, o grupo chegou a PRAIA DO SECRETO.

Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a PRAIA DO SECRETO (que já não é mais tão secreta) na verdade não é uma praia. Trata-se de uma piscina natural que foi formada graças a diversas rochas. Assim forma-se uma espécie de poço onde a água fica bem rasa e sem ondas (quando o mar está calmo, sem ressacas).

Apesar do espaço pequeno que talvez não comporte a super lotação de banhistas nos finais de semana, o grupo conseguiu aproveitar o que há de melhor neste pequeno recanto paradisíaco que ainda existe em nossa cidade, e que precisa ser cuidado e preservado, principalmente pelos seus frequentadores.


Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Rafaella Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO