Travessia MOSELA x RETIRO / VALE DO AMOR / Trilha para MORRO DO BONET


No dia 24/09/2017 (domingo), o grupo FOME DE TRILHA retornou a cidade de Petrópolis, região serrana do estado do RJ para mais uma trilogia pela cidade imperial: TRAVESSIA MOSELA x RETIRO / VALE DO AMOR / MORRO DO BONET, com Henrique Mendes e mais 14 integrantes. O grupo partiu do Centro do Rio de Janeiro em uma van fretada, por volta das 06h40 rumo a Petrópolis, tendo como primeiro destino da trilogia do dia;

PEDRA DO RETIRO (Travessia MOSELA x RETIRO)

A Pedra do Retiro possui 1.541 metros de altura e está localizada no bairro Retiro, região central de Petrópolis. Seu acesso se dá tanto pela localidade Toca do Coelho, no bairro Mosela (caminho mais longo) como pelo Vale dos Esquilos no bairro do Retiro (caminho mais curto porém mais íngreme). O grupo iniciou a caminhada no bairro Mosela, por volta das 08h20, percorrendo cerca de 2,2 km até o cume da Pedra do Retiro, em uma trilha de forte aclíve, variando entre caminhos reto e outros mais íngremes e com trepa-pedras. Este trecho segue em mata fechada com alguns trechos mais expostos (na metade do caminho, na crista do morro) onde é possível observar parte da paisagem em volta, com visual belíssimo de algumas das mais belas montanhas de Petrópolis. Embora não haja inalização em praticamente todo o percurso da travessia, do Mosela até a Pedra do Retiro, era possível observar algumas fitas vermelhas amarradas ao tronco em trechos bifurcados (somente no trecho Mosela x Pedra do Retiro). 


O cume da Pedra do Retiro é formado por um espaçoso platô em uma área exposta, vegetação rasteira e uma vista privilegiada para algumas das principais montanhas de Petrópolis, com destaque para o Pico Seio de Vênus (1.480 m) localizada em frente a Pedra do Retiro, Serra Negra (1.546 m) localizada mais a noroeste, e mais longe, o Alcobaça e Castelo de Morin (parcialmente coberto por nuvens). Ao lado sul e sudoeste, não foi possível observar nada por conta de muita nebulosidade e nuvens esparsas que cobriam a paisagem nesta vertente, porém, em dia de céu limpo, é possível observar a Baía de Guanabara, a cidade de Niterói, alguns lugares da cidade do Rio de Janeiro, como a Ilha do Governador, o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado e o maciço do Parque Nacional da Tijuca.


O grupo que havia chegado até o cume por volta das 10h30 permaneceu ali por cerca de meia hora e em seguida, partiram em direção a continuação da travessia, retornando uns 400 metros a uma última bifurcação onde a trilha seguia em direção ao Retiro-Mirim e dali desce até o final do percurso, no Vale dos Esquilos, percorrendo cerca de 2 km. Da bifurcação, a trilha desce abruptamente em mata bem fechada para em seguida, torna-se um aclíve bem íngreme e arenoso com trechos bem escorregadios, até a chegada ao cume do Retiro-Mirim, onde possui quase a mesma vista do cume da Pedra do Retiro. A partir dali, a trilha mais aberta, começa em declíve contínuo, com trecho inicial bem íngreme de escalaminhadas e mais a frente, um caminho mais erodido e bastante escorregadio, o que exigiu bastante atenção e cautela de todo o grupo para percorrê-la. 


No trecho final do percurso, a trilha dá lugar a uma estrada de terra mal conservada que segue em direção ao Vale dos Esquilos, já no bairro do Retiro, indicando assim o final desta travessia. Após a chegada de todo o grupo, o mesmo embarcou na van rumo ao próximo destino;

VALE DO AMOR

O Vale do Amor é um santuário ao ar livre, localizado no bairro Fazenda Inglesa, é um lugar maravilhoso e encantador, localizado em meio a um vale e que traz uma energia única, que nos leva ao encontro da paz e da meditação. Nosso grupo chegou a entrada do local por volta das 14h20 onde puderam desfrutar e conhecer melhor o interior deste belíssimo santuário, com destaque para as lindas e bem feitas esculturas de Buda e de Ganesha (vindas da China) que justamente com as mais variadas bromélias, flores e outras plantas, que dispostas ao chão formavam símbolos que bem representavam essas divindades, trazem uma energia indescritível a qualquer um que chega ao local. 


Haviam também outros espaços bem interessantes que o grupo conheceu, como por exemplo, os jardins de Yin-Yang e o Santuário de Francisco e Clara, com um altar Franciscano ornamentadas por lindas e variadas plantas muito bem cuidadas e diversos banquinhos feitos de rochas bem agrupadas e alinhadas na direção do altar, dando a idéia de uma "igreja a céu aberto". Além disso, o local também possui diversas outras atrações como:  Ashram Universalista (com templos cristãos, hindus, budistas e taoista), Cachoeira da Umbanda, Cachoeira de limpeza de aura, teatro e cinema a céu aberto, anfiteatro para palestras e até chalés para tratamento de terapias alternativas. 


Sérgio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal foi o idealizador e criador do Vale do Amor. Há uma linda e interessante história contada por ele que mostra desde a idealização do espaço até o surgimento do mesmo e o objetivo proposto, clicando aqui ou visitando a página: http://www.fraternidadecosmicauniversal.com/vale-do-amor/


As 15h10 o grupo se reuniu e juntos embarcaram na van para mais uma e última aventura do dia;

MORRO DO BONET

Com 1.552 metros de altitude, o Morro do Bonet está localizado no bairro Rocio, bem próximo às antenas do CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), e seu acesso se dá por uma trilha que inicia nas margens da Estrada do Rocio, em frente a uma placa (pichada) que mostra informações sobre a subida. O grupo chegou ao local por volta das 16h00 onde iniciaram a caminhada, percorrendo cerca de 800 metros de trilha, com metade dela bastante íngreme e solo muito erodido e outra metade menos íngreme, atravessando densa mata atlântica. Para ascensão ao cume do Bonet, foi preciso escalaminhar por grandes rochas, que por sua vez, formam o platô do morro.


O cume do Morro do Bonet possui uma das vistas mais completas do conjunto de montanhas de Petrópolis, onde é possível observar toda a Serra do Couto, Congonhas, Serra das Araras, a Pedra do Retiro, Alcobaça, a Serra dos Órgãos, vários morros da Serra da Estrela como o Cobiçado, Inferno e o Cortiço, boa parte da cidade de Petrópolis e também a rodovia BR-040. Há também informações de que é possível observar também a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro, parte de Niterói e Baixada Fluminense. Infelizmente, como havia muita nebulosidade e muitas nuvens no entorno, o grupo não teve êxito em observar a maior parte dos pontos descritos, mas estavam satisfeitos na conquista de mais um cume e o cumprimento do dever de completar a trilogia do dia.


E foi com esse sentimento de conquista e dever cumprido, que o grupo partiu do cume do Bonet, descendo pelo mesmo caminho de ida e retornando ao início da trilha por volta das 17h40, finalizando assim mais uma trilogia de trilhas organizada pelo FOME DE TRILHA!



→ Registro no Wikiloc da Travessia MOSELA x RETIRO:

→ Registro no Wikiloc da Trilha para MORRO DO BONET:

→ Informações sobre o Santuário VALE DO AMOR:

→ Link oficial do grupo FOME DE TRILHA:


Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos e Henrique Mendes

Comentários

  1. Gostei muito do trabalho de reflorestamento que vocês fazem,estão de parabéns. Muitas pessoas atualmente estão curtindo fazer trilhas,mais poucos se tocaram em ajudar no reflorestamento do local. Tenho umas mudas de Araucárias ou Pinheiro Brasileiro e Pinheiro do Paraná. Árvore nativa predominante no Sul do Brasil e na Região Serrana do Sudeste.Estava querendo planta-las em N.Friburgo Vale dos Deuses Três Picos.Ou em Petrópolis e Teresópolis. Caso conheçam algum local ideal para o plantio das Araucárias nestes Municípios Podemos combinar. Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde!
    Tudo bem com vcs/
    Gostaria muito de usar uma das fotos de vcs, para um evento de jovens evangélico, cujo tema é "Avança Jovens", poderíamos usar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO