MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO: SERRA DA GROTA FUNDA

















O FOME DE TRILHA realizou no dia 12/10/2017 (quinta-feira), o MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO NA SERRA DA GROTA FUNDA. Esta ação teve a participação de 20 voluntários, todos dispostos a largar o conforto de um belo feriado de sol convidativo ao lazer, para fazer a diferença e ajudar a natureza que tanto nos oferece o que necessitamos.


O grupo reuniu-se no ponto de encontro marcado por volta das 08h30 (Estação BRT Pontal, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro) e de lá, seguiram rumo a entrada da trilha do Trecho 3 da Trilha Transcarioca (Grota Funda x Cabungui), e a partir dali, seguiram por cerca de 1 km até o local do reflorestamento, onde em datas anteriores (23/09, 30/09, 07/10 e 08/10), voluntários realizaram o aceiro para preparação do terreno para essa grande ação. 


Cada participante, ao subir a trilha, carregaram as mudas doadas tanto pelo Parque Estadual da Pedra Branca/INEA quanto as que foram cultivadas pelo nosso amigo e "ex-faminto", Alan Gerarde, totalizando cerca de 250 mudas de plantas nativas de mata atlântica. A ação decorreu por cerca de 3 horas, onde apesar do sol forte e do calor intenso, todo o grupo mostrou uma grande dedicação e esforço para a execução de um belíssimo trabalho, que consistia em abrir buracos, enchê-los com palhas, aplicação de hidrogel e a colocação das mudas de variadas espécies nativas, como Pitangueiras, Saboneteiras, Paineiras Crespas, Palmeiras Juçaras, Carrapetas, Pau d'Alhos e Jabuticabeiras.


Além do plantio das mudas, o grupo também efetuou o manejo do terreno para um mirante que verte em direção ao Recreio dos Bandeirantes, onde proporcionará ao caminhante uma vista belíssima e privilegiada do local, tendo em seu entorno as futuras Pitangueiras, que surgirão das mudinhas plantadas, resultado de um esforço conjunto de pessoas que se dedicam ao meio ambiente. Essas árvores se juntaram as demais que irão compor esse imenso cinturão verde que é o Parque Estadual da Pedra Branca.


Ao final desta ação, grande parte do grupo voluntário se reuniram e partiram rumo ao Recreio dos Bandeirantes, para o momento de confraternização em um BAR/PISCINA com churrasco, bebidas e muita diversão, em comemoração ao aniversário de Henrique Mendes, fundador e administrador do grupo FOME DE TRILHA, onde o mesmo agradeceu a participação, a dedicação e o excelente trabalho de todos os voluntários, que por si só, já foi o presente de aniversário que ele esperava, embora no final, TODOS nós ganharemos, com a preservação da natureza e a vida orgânica do nosso planeta que fornecerá um bonito legado as nossas futuras gerações.


"...Pensamos no futuro e não somos apenas trilheiros, somos muito mais que isso, nos sentimos parte do bioma e é dever nosso cuidar." (Henrique Mendes)


O FOME DE TRILHA agradece a presença dos voluntários, parabeniza nosso fundador e administrador do grupo por mais um ano de vida (e que venham muito mais) e deixa registrado aqui que NÃO SOMOS SOMENTE UM GRUPO DE MONTANHISTAS, MAS TAMBÉM DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE!



Texto: Ricardo D. Santos (relato e edição)
Fotos: Ricardo D. Santos, Danilo Lennon e Henrique Mendes

-x-

PRÓXIMO EVENTO:

Clique na imagem abaixo para maiores informações:
 Clique AQUI para obter maiores informações sobre este evento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha para PEDRA DA MAROCA

Trilha para PEDRA NEGRA

Trilha para PEDRA DO PONTO