Travessia PAU DA FOME x RIO DA PRATA (via Mangalarga)
Evento do FOME DE TRILHA realizado em 26/09/2016 com Henrique Mendes e mais 2 integrantes, iniciou na Estrada do Pau da Fome, em Jacarepaguá, passando pela Casa Amarela, Alto do Manga Larga, Casa do Seu Elias e termiando então na entrada do parque do setor Rio da Prata, em Campo Grande, totalizando 13,23 km em 7h52 de tempo decorrido.
Esta travessia corta o Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), de leste a oeste, começando na sede do parque em Pau da Fome, atingindo a altitude máxima de 798m na altura do Alto do Manga Larga, que seria aproximadamente a metade do percurso e desce em direção ao Rio da Prata, ponto de entrada do setor Rio da Prata, do PEPB.
A trilha passa por um caminho de mata atlântica bem preservada, e coberta com grandes árvores, com uma flora bem exuberante, de diversas espécies de plantas e flores. Há também uma considerável fauna, composta por diversos insetos e anfíbios, como por exemplo, uma perereca de cor laranja de espécie não identificada bem pequena, encontrada em uma cachoeira já nos seus 10,3 kms aproximados do percurso.
Na primeira bifurcação deparada pelo grupo, bem sinalizada (pela Transcarioca), os mesmos seguiram em frente, em direção a Casa Amarela, após caminhada de 2 horas, o grupo chegou a Casa Amarela, onde deram uma parada de 30 minutos para descanso e apreciação do local.
Após a Casa Amarela, o grupo atingiu o alto do Manga Larga, onde se depararam com uma outra bifurcação, que, seguindo-a pela direita, levará ao Pico da Pedra Branca (o pico mais alto do município do Rio de Janeiro com seus 1025m) e seguindo pela esquerda, a trilha desce em direção ao Rio da Prata.
Ainda na descida do Mangalarga, o grupo deparou-se com uma ruína, onde seguindo uma trilhazinha a esquerda de 250m, atinge o Mirante do Alto do Manga Larga, de onde se tem uma vista privilegiada dos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Campo Grande, além também do Pico da Pedra Branca. Devido ao mal tempo e uma provável neblina que impediria qualquer vista panorâmica, o grupo resolveu seguir reto pelo caminho.
Nos 9 km alcançados, o grupo deu uma parada de descanso e lanche na casa do Seu Elias, morador do parque. Henrique Mendes, proprietário do FOME DE TRILHA e organizador deste evento, durante uma conversa com o Seu Elias, sugeriu uma ótima opção ao mesmo, de transformar seu local de residência em um ponto de apoio e abrigo para os trilheiros que forem utilizar a Trilha Transcarioca.
Após saída da casa do Seu Elias, o grupo chega a cachoeira do Rio da Prata, onde é possível tomar um belíssimo banho e possui também uma cascata perfeita para aliviar tensões nas costas após uma longa e extensa caminhada. Após a cachoeira, segue-se por mais 3,5 km até chegar ao Rio da Prata, em Campo Grande, onde termina mais essa grande aventura!
E aí, vocês gostaram? Querem participar das próximas aventuras como esta com o FOME DE TRILHA? Para participar dos eventos, é só acessar o grupo oficial do FOME DE TRILHA no Facebook (https://www.facebook.com/groups/1003885099698923), clique no botão "Entrar" e aguarde aprovação. Após ser aprovada sua entrada, fique ligado nos eventos já programados. Vocês também podem conferir aqui mesmo no blog os próximos eventos do Fome de Trilha programados para o mês de Outubro. Teremos travessias, pernoites, pôr do sol, evento especial para as crianças, evento de reflorestamento e muito mais!
Mapa do percurso no Wikiloc:
Mais fotos deste evento:
Fotos: Henrique Mendes
Texto: Henrique Mendes e Ricardo D. Santos
Comentários
Postar um comentário