Trilha para CACHOEIRA DO MENDANHA
O FOME DE TRILHA realizou em 11/12/2016 a Trilha para CACHOEIRA DO MENDANHA em Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ), com Henrique Mendes e mais 13 integrantes*. O grupo inicialmente reunido em 11 pessoas, se encontraram na Rodoviária de Campo Grande por volta das 9h00 onde tomaram um ônibus (linha 895 CAMPO GRANDE x SERRINHA) em direção a rua de acesso a cachoeira. Chegaram no local por volta das 10h00 onde deram início a caminhada em direção a uma das belas e pouco conhecidas cachoeiras da zona oeste.
A trilha inicia em uma estrada de chão batido, que é acesso pela Estrada Abílio Bastos, no sub-bairro Mendanha, em Campo Grande. A entrada da trilha é bem sinalizada e de fácil localização, porém, boa parte das placas indicativas estão bastante vandalizadas.
A trilha em todo seu percurso é de nível moderado, com subida leve-moderada (mais íngreme nos primeiros metros de caminhada), coberta por densa mata-atlântica onde era possível observar árvores grandes e uma flora bem diversificada. Quem caminha por esta trilha, durante o percurso, é possível avistar os animais nativos da região, e alguns do grupo avistaram um lagarto e uma cobra (aparente Jararaca). Foi notado também algumas árvores caídas no meio do caminho e em alguns trechos onde haviam bifurcações, as mesmas foram fechadas manualmente com alguns troncos.
Após uma hora de caminhada, o grupo finalmente chegou a belíssima cachoeira do Mendanha, o que na verdade é uma das cachoeiras que formam o Complexo de Cachoeiras do Mendanha, que formam o Rio Guandu Sapê, que tem sua nascente no alto da Serra do Mendanha.
-x-
As Cachoeiras do Mendanha estão localizadas no bairro de Campo Grande, em plena zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, local este que muitas vezes passa até por desconhecido para muitos moradores que residem na região. O local fica na Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha, dentro do Parque Estadual do Mendanha, a região forma a maior área com mata atlântica primária do município.
A Serra do Mendanha tem suas encostas voltadas para os municípios do Rio de janeiro e Nova Iguaçu, ocupando uma vasta área que, do lado do município do Rio, tem início em Bangu, no Gericinó, e vai até o morro Manuel José, no Mendanha e Campo Grande. Sua floresta (floresta mãe que deu origem à floresta da Tijuca), além de ser o manancial de vários rios da bacia do Guandú e significativa reserva da Mata Atlântica, com um ecossistema singular.
-x-
O grupo aproveitou o belo domingo de sol e calor para se deliciarem nas águas cristalinas da Cachoeira do Mendanha, e por lá ficaram até as 15h00 quando retomaram pelo mesmo caminho de ida, finalizando assim o evento por volta das 15h40 de retorno ao ponto de ônibus, e assim, mais um evento realizado com sucesso pelo FOME DE TRILHA!
* OBS.: Inicialmente foram 11 pessoas no grupo porém mais duas alcançaram o restante durante o percurso na trilha, totalizando 13 pessoas.
Texto: Henrique Mendes (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Henrique Mendes e Denize Sant'ana (última foto da queda d'água)
Comentários
Postar um comentário