Trilha para PEDRA DO TELEGRAFO
A trilha é de nível leve, porém cansativa no início da subida (antes de começar a trilha), é de fácil orientação e de curta distância. Após 45 minutos de caminhada, o grupo chega a Pedra do Telégrafo.
A PEDRA DA BIGORNA (popularmente conhecida como PEDRA DO TELÉGRAFO), localiza-se no alto do Morro de Guaratiba. Possui 354 metros de altura, de onde é possível ter uma visão privilegiada de toda a extensão da serra, além das praias selvagens, da Praia do Grumari e até mesmo da Pedra da Gávea, na linha do horizonte. Antes de chegar a pedra, na subida da trilha uns 300 metros de altitude, é possível também observar a longa costa da Restinga da Marambaia através de um mirante que nos finais de tarde, torna-se bem concorrido de visitantes, para observar o pôr-do-sol. (Infelizmente o céu ficou encoberto neste dia do evento, então, o grupo ficou sem ter as vistas panorâmicas citadas e o pôr-do-sol).
Vale ressaltar que normalmente, os visitantes que vão ao local, costumam parar e observar a paisagem na "falsa" Pedra do Telégrafo, pois o cume verdadeiro da pedra fica a 50 m, em linha reta para o sul, mas é um bloco rochoso de difícil acesso. Historicamente, este local também serviu de base para um destacamento militar de observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, daí acredita-se que o nome "Pedra do Telégrafo" tenha se originado a partir daí!
O grupo aproveitou o momento para descansar, comer, interagir e claro, tirar muitas fotos, que, apesar do tempo nublado, foi possível todos tirarem suas mais belas e inusitadas fotos na mais variadas poses e selfies, por conta da baixa frequência neste dia, o que não é comum pois o local é BASTANTE frequentado, principalmente nos finais de semana, feriados e durante quase todo o verão. Após algum tempo, o grupo resolveu partir de volta pela mesma trilha de ida, retornando então a Barra de Guaratiba por volta das 17:00, finalizando assim, mais um evento do FOME DE TRILHA!
Texto: Danilo Lennon (relato) e Ricardo D. Santos (edição)
Fotos: Danilo Lennon
Comentários
Postar um comentário